Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Muro de arrimo desmorona em casa no centro de Picos

Publicado

em

Um muro de arrimo cedeu durante a chuva desta quarta-feira (18) na rua Alto do Morro, no centro de Picos, e atingiu banheiro e cozinha de uma residência, causando pânico e deixando desabrigados os moradores.

Segundo Marcilândia Rodrigues, filha do proprietário da residência, algumas pessoas estavam na casa no momento do acidente e, por sorte, não saíram feridas.

“Durante a chuva que ocorreu na tarde de ontem todos estavam em casa: meu pai, minha irmã e meu sobrinho de dois anos de idade. De repente ouvimos um barulho muito grande. Era o morro desabando sobre a casa. Ficou todo mundo desesperado. A sorte é que todo mundo conseguiu sair de casa ileso e desesperados por ver a casa que moramos durante anos passando por esse acidente. Pela graça de Deus, ninguém se feriu”, disse ela emocionada.

Marcilândia Rodrigues

Há alguns anos o local já havia sido interditado devido as infiltrações, mas por não terem para onde ir, permaneceram. O mesmo acontece ainda em duas outras residências vizinhas. Segundo ela, além de comprometimento na parte física da casa, houve a perca de alguns bens materiais.

“Parte do muro foi quebrado. O aterro que desabou pegou parte da cozinha e inundou de lama a casa. Tivemos perca de alguns bens materiais, mas, graças a Deus, parte de alguns moveis nós conseguimos resgatar”, declarou.

Publicidade

Uma equipe da Defesa Civil esteve no local na manhã desta quinta e deu orientações sobre medidas de segurança neste primeiro momento.

“Hoje pela manhã a Defesa Civil veio e viu o estado da casa e a parte de trás, que é o paredão. A casa foi interditada mais uma vez. Até então, o que a Defesa Civil disse que pode fazer é autorizar que a gente procure uma casa para alugar por três meses e a prefeitura vai fazer o pagamento do aluguel. O engenheiro veio junto também para ver o que pode ser feito em relação ao muro de arrimo”, falou.

Luís Eduardo, engenheiro da prefeitura, informou ao Cidadesnanet que já foi feita uma inspeção inicial no local e que as famílias serão retiradas para outros locais o mais rápido possível.

“Fomos no Morro da Mariana e os moradores estão fazendo um mutirão para tentar resolver a questão do deslizamento de terra. Fiz a vistoria e comunicarei ao Secretário de Defesa Civil como está a situação do local. Conversamos com as famílias das três casas que estão em risco e já fizemos o cadastro para o aluguel social, pois o deslizamento caiu em cima de uma dessas casas e há risco nas demais, por isso estamos buscamos soluções para tirar essas pessoas de lá”, destacou.

Luís Eduardo, engenheiro da Prefeitura Municipal de Picos

O engenheiro disse ainda que após passar o período chuvoso o muro será reconstruído, mas, para o momento, outras medidas estão sendo tomadas a fim de que não haja novos deslizamentos.

Publicidade

“A conversa com o secretário será para que possamos fazer um novo muro lá, em formato de escada para poder resolver. Como medida de proteção inicial colocaremos lonas para que quando chova a água não infiltre novamente e ocorra o mesmo risco de deslizamento. O problema em época de chuva é porque não dá para fazer muita coisa, por isso estamos tomando medidas paliativas para que quando houver um dia de sol, resolvamos algo mais concreto”, pontuou.

Ele declarou também que, no momento, a vida destas pessoas é a principal preocupação da administração municipal. “Nossa principal preocupação agora é de bens humanos. Preocupa a possibilidade de aumentar o deslizamento e causar mais danos materiais, mas nossa preocupação maior é com a vida destas pessoas”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS