Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PI | Vídeo registra supostos maus-tratos a animais por agentes da Zoonoses

Publicado

em

Um vídeo gravado por protetores de animais nesta quinta-feira (28) na Zona Sudeste de Teresina mostra três cães amarrados pelo pescoço e pelo focinho e um deles, uma cadela, com a boca sangrando. O caso aconteceu quando os animais eram levados por uma equipe que, segundo protetores, pertence ao Centro de Zoonoses de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) infirmou que irá instaurar processo administrativo para avaliar a conduta dos profissionais da Gezoon durante recolhimento de cães em situação de rua.

A Gerência de Zoonoses informou ter recebido a solicitação de uma empresa via ofício , denunciando que os animais estavam soltos na porta da empresa agredindo pessoas e funcionários, o que motivou o atendimento.

Raíssa Rocha, protetora de animais independente, soube do caso e informou que ela, junto com outros protetores e entidades de proteção animal pretendem buscar a polícia para denunciar o caso.

“Foi uma situação absurda, um dos animais que está sangrando e chega a defecar na hora, tem dono. É a cadelinha de um senhor que mora lá perto”, informou.

A situação foi registrada próximo à agência dos Correios do bairro Dirceu. Segundo ela, os animais foram levados pelo Centro de Zoonoses após denúncias, mas ela diz que os cães eram saudáveis e cuidados por moradores e funcionários de estabelecimentos comerciais da região.

Publicidade

No vídeo é possível ver que os animais são amarrados pelo pescoço e pelo focinho. Um dos cães está com a boca sangrando e chega a defecar enquanto é levada em direção ao veículo da equipe da resgate. É possível ver também funcionários fardados fazendo o resgate.

Um deles chega a mostrar documentos que comprovaria a autorização para o resgate. Uma das testemunhas rebate: “Documentação não dá autorização para maltratar”.

Segundo Raíssa, o grupo registrou boletim de ocorrência e pretende fazer a retirada dos animais do Centro de Zoonoses. Eles já possuem um lugar para onde os cães podem ser levados e abrigados.

Nota Fundação Municipal de Saúde

A FMS informa que irá instaurar processo administrativo para avaliar a conduta dos profissionais da Gezoon durante recolhimento de cães em situação de rua, conforme vídeo publicado nas redes sociais.

Publicidade

Informa também que recolheu os animais depois de denúncia de que eles estavam agredindo pessoas que estavam passando pela rua.

Atualmente, os cães encontram-se no canil aguardando o prazo de 72 horas, previsto pelo código sanitário, para que os possíveis tutores possam ir buscá-los. Após este prazo, caso os tutores não apareçam, os animais serão encaminhados para adoção.

Nota Gerência de Zoonoses

A Gerência de Zoonoses informa que recolhe animais agressores e com sintomatologia de algumas zoonoses. A Gezoon recebeu a solicitação de uma empresa via oficio , denunciando que os animais estavam soltos na porta da empresa agredindo pessoas e funcionários, o que motivou o atendimento. Durante a ação, houve tumulto, ocasionando stress nos animais e dificultando a captura. Os animais se encontram no canil aguardando o prazo de 72 horas, previsto pelo código sanitário, para que os possíveis tutores possam ir buscá-los. Após este prazo, caso os tutores não apareçam os animais serão encaminhados para adoção.

Fonte: G1

Publicidade

Vídeo: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS