Connect with us

Alegrete do Piauí

Polo UAB de Alegrete do Piaui realiza 1º Café Filosófico

Publicado

em

O Polo da Universidade Federal Aberta no Piauí, UFPI – UAB, Campus de Alegrete do Piauí, realizou durante todo este sábado (22), o 1° Café Filosófico que contou com palestras, apresentações culturais, peças de teatro interpretando o Chapeuzinho Vermelho com a turma de Pedagogia, além de estandes montados.

O evento contou com apoio da gestão “Alegrete para Todos” através do prefeito Márcio Alencar por meio da Supervisão de Ensino Municipal que tem a frente a supervisora, e, coordenadora do polo, Jéssica O`hara, reunindo diversos profissionais docentes, bem como os discentes do cursos de Filosofia, Pedagogia, Matemática entre outros, tratando como tema: Ética, Justiça e Política. Várias palestras com temas diversificados foram ministradas durante manhã e tarde deste sábado.

O palestrante Claudinei Reis, ministrou palestra contextualizando sobre ética e política em Aristóteles.

“É um debate sobre a filosofia clássica contextualizando com ideia contemporânea de política e ética. Quero externar aqui um bom sentimento principalmente pelo acolhimento. Podemos perceber que houve um bom preparo na estrutura do evento, além da empolgação e envolvimento dos alunos, a ideia interdisciplinar com outros cursos como ciências da computação. Para mim é muito satisfatório poder estar aqui falando e debatendo sobre um pouco dos problemas contemporâneos a partir da ideia filosófica”, disse o palestrante.

O professor, Tibério Mota, palestrou sobre Reforma da Previdência Social.

Publicidade

“Hoje foi mostrado um pouco sobre a realidade econômica do Brasil e do projeto do novo governo em relação a reforma da previdência que envolve a todos os brasileiros, principalmente os mais pobres”, destacou.

Da cidade de Teresina, o professor, Dayvide Magalhães, tratou durante palestra sobre reflexões da sociedade com tema Discurso sobre a Servidão Voluntária de Etinne La Botie.

“É uma oportunidade que a universidade tem de ir além dos muros e chegar até a comunidade com diálogo e o debate mostrando também que a universidade e a comunidade são um só”, enfatizou.

A coordenadora do Centro de Educação Aberta a Distância da Universidade Federal do Piauí, professora Drª Elnora Gondim, afirmou que a explanação do tema contempla alunos de Filosofia e a comunidade em geral.

“Aqui nesse I Café Filosófico vamos tratar de ética, política e justiça. Uma reflexão e um pensamento sobre esses temas que abrangem a sociedade. Uma pessoa que sabe o que é ética, justiça e política certamente vive em sociedade muito melhor. Nossa proposta é despertar um senso crítico para que as pessoas não sejam manipuladas”, pontuou.

Publicidade

“Quero aqui agradecer ao diretor do Centro de Educação à Distância, professor Dr. Gildásio Guedes, porque sem ele não estaríamos aqui”, agradeceu.

A tutora do Polo de Pio IX, Lenny Maria da Silva Brito, que participou do Café Filosófico avaliou o encontro.

“Sabemos da importância desses eventos. Estamos no 5º período em Pio IX, e esse é um momento de participação, interação e que podem aproveitar as palestras para maior envolvimento com a Filosofia”, ressaltou.

Da cidade de Floriano, há 273 km de Alegrete, o aluno Jefferson Dias, da turma de Filosofia, pontuou sobre a importância do 1º Café Filosófico.

“É grandioso participar desse encontro interagir com os colegas, fazer trabalhos nesse polo que fomos muito bem acolhidos. A estrutura do polo contém uma biblioteca das melhores possíveis com livros que nos embasam. Para nós é uma satisfação” frisou.

Publicidade

Supervisora de Ensino Municipal em Alegrete e coordenadora do Polo, Jéssica O´hara, revelou satisfação em ver o desenvolvimento dos alunos nas atividades acadêmicas.

“A Universidade propõe que cada final de período seja feito um evento e hoje concretiza-se o quinto módulo nas atividades do curso de Filosofia, Pedagogia levando a Universidade para a comunidade como principal foco. Ficamos muito felizes porque é uma forma de desenvolvimento e educação no nosso município e estamos de portas abertas para a comunidade conhecer o trabalho que nós fazemos”, ressaltou a supervisora.

Tutor presencial do curso de Filosofia em Alegrete, professor Nassis Alencar, explicou que a realização do Café Filosófico foi desenvolvido de acordo com os primeiros filósofos onde cada um dava seu ponto de vista em eventos do mesmo segmento.

“Trabalhamos esse quinto período desenvolvendo o banquete de Platão sobre o que é o amor. Estamos fechando o quinto período com chave de ouro e com a participação do curso de Pedagogia com oficinas literárias. É gratificante poder ter todo o apoio do prefeito Marcio Alencar através da nossa coordenadora de polo Jéssica O´Hara”, destacou.

Leônidas de Sá, professor de Filosofia, parabenizou todo o polo de Alegrete.

Publicidade

“É bastante honroso participar desse primeiro café filosófico onde se discute temas filosóficos. É uma experiência ímpar e além de trazermos debates, levamos experiências para nossa vida em sala de aula”, concluiu.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS