Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Vila Nova do Piauí promove evento e homenageia mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso’, do prefeito Edilson Brito, promoveu na noite desta quinta-feira (12), um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Mais de 130 mulheres participaram das atividades.

A concentração inicial ocorreu em frente à prefeitura, ocasião em que o educador físico e vereador presidente da Câmara, Flávio Sousa, ministrou um alongamento, prática que serve como aquecimento da musculatura antes de desenvolver qualquer atividade.

Logo após a concentração, seguiram em caminhada, mulheres e homens, com destino a academia pública de saúde ao ar livre, no bairro Wall Ferraz. Na chegada, o público se concentrou para o momento de discursos e também prática exercícios, ritmos e danças.

A professora Marli Veloso, explicou porque a data de 08 de março é considerada como Dia Internacional da Mulher, enfatizando a necessidade de mais políticas públicas voltadas para inclusão de mulheres e igualdade de direitos.

“O dia 08 de março mostra que as mulheres que nos antecederam, lutaram, foram violentadas e morreram muitas delas […] Infelizmente vivemos retrocessos nas questões sociais e estes mostram os índices de feminicídio. Todos os dias mulheres são mortas, apenas por serem mulheres. É preciso mais políticas públicas que assegurem a elas seus direitos e que trabalhem em homens e mulheres a importância de construirmos uma sociedade equitativa, justa e que todos sejam respeitados. Queremos que mulheres tenham os mesmos salários que os homens quando assumirem as mesmas funções”, enfatizou.

O educador físico e acadêmico do curso de Enfermagem, Edilberto Lima, enfatizou a relevância da atividade física para com a saúde feminina. Em sua fala relembrou o período dos anos 50, 60 e 70, em que as pessoas, mulheres, não tinham direito à saúde.

“Hoje a mulher tem direito ao acesso à saúde pública, mas nos anos 50, 60 e 70 não tinham esse direito. Somente a partir dos anos 80, as políticas públicas voltadas ao direito das mulheres foram discutidas. A saúde da mulher tem que ser assistida, enxergada e ser vista no biológico, psicológico e social, no seio da família e dentro da comunidade”, destacou enfatizando com base no Datasus que mostra as doenças de cérebro/cardiovasculares, pulmonares, colo de útero e mama são as que mais acometem mulheres no biênio 2019/2020. “O principal meio de combater essas doenças é através das atividades físicas. Procurem uma atividade e não deixem que elas tomem espaço nas suas vidas”, frisou.

Publicidade

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, parabenizou pela iniciativa do evento realizado pela gestão do prefeito Edilson Brito. “Parabéns a todas mulheres vila-novenses. Que continuemos com essa força e garra. Obrigada ao prefeito por escolher esse local […] As mulheres são o equilíbrio de tudo”, discursou.

O prefeito Edilson Brito, parabenizou todas as mulheres pela data comemorativa. “Com muito prazer que convidei todas para virem aqui. Hoje temos uma atividade diferente. Sou fã das mulheres, principalmente da minha esposa Ana Carolina”, disse elogiando as mulheres pela comemoração ao Dia Internacional da Mulher, frisando a importância da academia de saúde ao ar livre do bairro Wall Ferraz. “Estamos cada dia mais lutando por recursos para nosso município”, pontuou o prefeito Edilson Brito.

Prefeito Edilson Brito ao lado da primeira-dama Ana Carolina

A professora de aeróbica, Taynara Oliveira, trabalhou um momento com vários ritmos e também o professor Carlos Santos, instrutor de feet dance e Educação Física, apresentou vários movimentos e ritmos sincronizados.

Ao final, a primeira-dama Ana Carolina, sorteou vários prêmios-lembranças e houve musical com cantor Dadá dos Teclados animando as homenageadas. O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi agraciado por autoridades como vereador Flávio Sousa que é presidente da Câmara; a vereadora Maria das Dores – Bibia de Benicio; demais autoridades como Miqueias; Enéas Abreu; a professora Ignez Silva; Dorgivaldo; secretária de Educação, professora Antônia Maria; a secretária de Administração, Edinete Brito; os professores Carlos Santos, Taynara Oliveira e Marli Veloso; o enfermeiro Dayro Coutinho entre outras presenças.

-Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS