Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Procon recomenda consumo racional de água para evitar desabastecimento e contas elevadas

Publicado

em

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/MPPI) orienta a população a fazer uso racional da água enquanto perdurarem os decretos de emergência e/ou calamidade pública em virtude da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19). A recomendação é uma forma de alertar para possíveis situações de desabastecimento e também elevação nos valores das faturas dos serviços de água e esgoto.

Considerando que a água é fundamental para manter as condições de higiene e evitar a propagação do novo coronavírus, a preocupação do Procon é evitar situações de falta de água em virtude do consumo desenfreado nesse período. Outra preocupação do órgão e, portanto, um alerta aos consumidores, é quanto o valor das faturas diante do consumo mais elevado. O PROCON/MPPI recomenda o uso consciente da água, evitando desperdício e seu uso em atividades como lavar carros e calçadas, por exemplo.

Em Teresina, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) e as 31ª e 32ª Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Teresina, emitiu nota recomendatória para que as concessionárias de água e energia não suspendam o fornecimento, exclusivamente em caso de inadimplência, pelo prazo de 60 dias ou enquanto durar a crise provocada pela COVID-19, que foi prontamente acatada pela Concessionária Águas de Teresina.

No entanto, o órgão recomenda que usuários mantenham as contas em dia para evitar a cobrança de juros e multas, bem como o acúmulo de faturas que venha a prejudicar o orçamento familiar.

Caso haja alguma situação de descumprimento do decreto, o usuário pode acionar os canais digitais, como o aplicativo MPPI Cidadão. Está disponível ainda o contato [email protected]. Já os atendimentos presenciais estão suspensos até o dia 16 de abril, uma das medidas adotadas pelo MPPI para prevenção ao avanço do coronavírus.

Publicidade

Dicas para consumo consciente da água:

– Não lave casas, pátios, calçadas e carros;
– Feche a torneira ao lavar louça ou escovar os dentes;
– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida do prato. Depois, mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça;
– Só use máquina de lavar roupas quando estiver cheia;
– Reduza o tempo ao banho, pois o chuveiro é um grande consumidor de água tratada;
– Evite que as crianças brinquem com mangueiras para tomar banho;
– Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.


 Ascom/MPPI
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS