Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Quase 10% dos servidores estaduais devem ficar sem salários

Publicado

em

Dados disponibilizados ontem (7) pela Secretaria de Administração e Previdência do Piauí mostram que 9.300 servidores estaduais não atualizaram os dados na Atualização Cadastral Bienal obrigatória e não devem receber salários no próximo mês. O número representa quase 10%, de um total de 96 mil servidores públicos no Estado. O servidor terá o salário desbloqueado assim que regularizar a situação. O prazo encerrou na noite de segunda-feira (6) e teve início em junho.

Caso o bloqueio do salário persista por três meses, a SeadPrev vai abrir procedimento administrativo que pode resultar na exoneração definitiva do servidor. De acordo com a lista com os nomes dos servidores que não atualizaram os dados, cerca de 5 mil estão na ativa. Os outros pouco mais de 4 mil são inativos ou pensionistas. O secretário de Administração, Franzé Silva, ressaltou que o governo fez ampla campanha publicitária informando toda a população sobre o recadastramento.

O secretário de Administração, Franzé Silva, ressaltou que o governo fez ampla campanha publicitária informando toda a população sobre o recadastramento. (Foto: Arquivo/O Dia)

“Avaliamos positivamente a atualização cadastral. Os servidores que não atenderam o chamado do Governo do Estado terão o contracheque bloqueado, conforme determina o decreto, para que a Secretaria possa fazer uma depuração. Essa ausência terá que ser justificada presencialmente na SeadPrev”, disse Franzé, acrescentando que os servidores tiveram mais de quatro meses para realizarem o recadastramento.

Em 2015, com o recadastramento, o governo conseguiu reduzir por ano, R$ 21 milhões com gastos na folha de pagamento dos servidores. Foram sete mil servidores que estavam em situação irregular. Além disso, o secretário Franzé comentou que a partir do recadastramento o governo consegue elaborar programas de incentivo a qualificação, a casa própria, financiamento de veículos, através de programas de gestão de pessoas.

Publicidade

Fonte: O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS