Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SANTANA 27 ANOS│Prefeitura instala Governo Itinerante no povoado Camarada e oferece diversos atendimentos; fotos

Publicado

em

Promovido pela Prefeitura de Santana do Piauí, na tarde desta terça-feira (23), às 15h, na Escola Raimunda Paulina, no povoado Camarada, o Governo Itinerante.

O evento integra a programação alusiva aos 27 anos de emancipação política do município. Na formalidade solene, houve hasteamento das bandeiras e execução dos hinos municipal, estadual e nacional.

No evento Governo Itinerante, ocorreram apresentações culturais com alunos da escola que utilizaram a literatura de cordel para rimar prosas e versos, de forma breve, retratando a história do município santanense e seus potenciais, com acompanhamento musical da professora e sanfoneira Roseli e a participação de alunos, integrando o conjunto musical.

As apresentações seguiram de acordo com o projeto educacional “Cordéis que educam e transformam”. Conforme explica a professora, Carlene Maria, tem como objetivo trabalhar a cerca de personagens piauienses da literatura de cordel como o parnaibano, Firmino Teixeira de Amaral, poeta popular e jornalista.

“Os alunos se apresentaram incorporando o poeta Firmino Teixeira de Amaral e fizeram algumas rimas poéticas de forma bastante rica. Apresentamos uma paródia do cordel e foi um dia muito rico onde nossas crianças abrilhantaram a cultura popular com nosso município”, explicou a professora.

Após as apresentações, a prefeita Maria José, fez uso da palavra e explicou o real significado do projeto Governo Itinerante. Segundo a prefeita, o programa oferta diversos serviços de atendimento à comunidade.

Publicidade

“É um projeto que oferece benefícios a comunidade como atendimento a Saúde, Assistência Social, serviços de saúde bucal, orientações sobre programas como Bolsa Família, entre outros programas. Também temos atendimento na área de Obras, Agricultura, Esportes dentre outros. Então esses serviços são ofertados para facilitar o acesso da população”, explicou.

Maria José reafirmou que dará continuidade a obras de benfeitoria para os munícipes.

“Precisamos fazer reparos nas estradas que por conta do bom inverno teve deteriorações. Estamos visitando as comunidades e checando as necessidades de melhorias”, destacou.

• Tipos de atendimentos

Após o discurso da gestora, foi o momento da apresentação do projeto onde foram ofertados os serviços de Saúde com imunização através da aplicação de vacinas contra influenza, coqueluche, miningite, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, rubéola e hepatite B, bem como aferição de pressão arterial, antropometria e atendimento médico com a médica do PSF da zona rural, Dra. Luma Araújo.

Publicidade

Na área de saúde bucal, o dentista Evandro Rodrigues, coordenou cerca de 33 crianças com orientações sobre procedimentos corretos de higiene bucal. As orientações trataram a cerca da escovação adequada e aplicação de flúor. Foram distribuídos kits de higiene contendo creme dental, escova e fio dental.

Na Assistência Social, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Tarciana Bernardes, a equipe técnica forneceu informações sobre o programa Bolsa Família e benefícios do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A equipe da Secretaria Municipal de Administração juntamente com a Secretaria de Finanças atenderam moradores da comunidade fornecendo informações sobre emissão de documentos, preenchimento de formulários entre outros serviços prestados pelas secretarias.

A Secretaria de Agricultura também prestou atendimentos, repassando informações relacionadas às linhas de crédito para agricultores e documentações necessárias para ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária), coordenado pelo secretário municipal, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho.

A Secretaria de Obras que tem a frente o secretário José Leal e o Departamento de Esportes, representado pelo diretor, Hernando Leal, estavam instalados na escola.

Para o Cidades Na Net, em entrevista concedida, Iranilda da Silva Rocha, mãe de aluno da escola falou sobre a importância do projeto e os conhecimentos que o mesmo traz para a comunidade.

“É um projeto muito bom porque traz muito conhecimento para nós que não tínhamos esse conhecimento, e, também favorece para nós muitos atendimentos de saúde com médicos, vacinas e muitas outras coisas, evitando que a gente se desloque daqui para outros lugares. Eu avalio como de grande importância”, declarou Iranilda.

• Presenças

Marcaram presença na instalação do Governo Itinerante: a prefeita Maria José; o vereador e presidente da Câmara, Antônio de Hercília; a vereadora, Clarete Rabelo; o secretário de Obras, José Leal; o secretário de Saúde, Francisco José de Carvalho; o secretário de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho; o diretor do Departamento de Esportes, Hernando Leal; a secretária de Educação, Maria Inês; a secretária de Desenvolvimento Social, Tarciana Bernardes e o secretário de Finanças, Aurino Rodrigues, além das equipes de profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Publicidade

A ocasião foi prestigiada também pelo procurador-geral do município de Picos, Maicon Luz, pelo prefeito de São José do Piauí, Neto Bezerra juntamente com o vice, Adailzo Ferreira e a vereadora Elioneide Brito (Neide).

Nesta quarta-feira (24) a programação de aniversário de 27 anos de emancipação política prossegue com instalação do Governo Itinerante, no povoado Engano dos Porém, na Unidade Escolar Mariano André de Barros das 08h às 10h. Durante a tarde das 15h às 17h, será instalado na Escola Municipal Antônio Mariano da Cunha, no povoado Lagoa Seca.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS