Connect with us

Caridade do Piauí

Saúde de Caridade do Piauí prepara espaço exclusivo para atender pacientes com sintomas respiratórios

Publicado

em

Trabalhado intensivamente na prevenção e combate ao coronavírus, a Prefeitura Municipal de Caridade, tem investido na realização de ações com o intuito de diminuir o risco de contaminação pelo COVID-19 e prestar assistência a população durante o período de isolamento.

Em mais um feito, preparando a cidade para atender possíveis pacientes que venham a apresentar sintomas da doença, a Secretaria de Saúde, está implantando um espaço especifico, para o atendimento a pessoas que apresentarem sintomas respiratórios.

“O município de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Saúde, está implantando no serviço de saúde um atendimento com porta de entrada resolutiva, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. Um espaço físico, com profissionais de saúde para atender especificamente quem esteja com sintomas respiratórios” informou a secretária de Saúde, Tatiana Danuse.

O espaço, montado na Unidade Básica de Saúde Joaquina Juscelina dos Santos, foi equipado com um local para higienização das mãos, área aberta e arejada para recepção e processo de triagem dos pacientes e o consultório para atendimento.

Segundo a secretária, o local foi planejado seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. “O espaço foi planejado de acordo com as orientações e protocolos do Ministério da Saúde. Instalamos uma pia na parte externa do posto para estar facilitando a higienização das mãos com água e sabão. Estruturamos a recepção com uma tenda, como uma forma de termos esse espaço aberto e arejado e adotamos também medidas de distanciamento, com objetivo sempre de diminuir o risco de transmissão” disse.

Ele explicou que cada paciente será avaliado conforme o quadro clinico. “Após passar por triagem, o paciente é orientado por uma sinalização até o consultório. No consultório médico, que também foi estruturado com janelas que estão abertas para permitir a maior ventilação, o paciente será atendido e avaliado conforme com seu quadro clinico, será medicado e ficará em isolamento domiciliar” explicou.

Publicidade

De acordo com a gestora, na outra área do posto, continuam sendo disponibilizados os serviços de urgência e emergência médica e odontológica, pré-natais, sendo feitos de forma agendada, exames laboratoriais e de ultrassonografia, em caráter de urgência e emergência.

A secretária ainda destacou que só devem procurar o serviço de saúde, pessoas que apresentarem febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. “Só devem procurar o serviço de saúde pessoas que apresentarem febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. Se os sintomas forem leves, sem a dificuldade respiratória, devem ficar em casa e ligar para o numero que foi disponibilizado para plantão médico” finalizou.

O número disponibilizado para plantão médico e psicológico é (89) 9 9446 03 66, com atendimento de 08 às 18 horas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS