Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria de Educação de Patos do Piauí reinicia aulas de forma não presencial

Publicado

em

O ensino remoto se tornou a melhor forma para as escolas darem continuidade às aulas, por conta do isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde pública, diante da pandemia do novo coronavírus, que levou à suspensão temporária das aulas.

Com o intuito de garantir o direito a aprendizagem, a Secretaria Municipal  de Educação de Patos do Piauí, adotou a nova modalidade de ensino, com o reinício das aulas de forma não presencial,  desenvolvidas com o emprego de recursos tecnológicos online e com a entrega de  materiais impressos.

A secretária de Educação, Penha Veloso, informou que em decorrência da suspensão das aulas presenciais, por meio de decreto municipal, para evitar a disseminação coronavírus, o CNE emitiu o parecer de nº 05/2020 aprovado em 28/04/2020, autorizando, mas não obrigando, a oferta de atividades não presenciais em todas as etapas de ensino.

Ela explicou que, inicialmente, surgiram muitas dúvidas em adotar o sistema  de ensino de aulas não presenciais por diversas razões, sendo uma delas, que geraria exclusão por parte de uma parcela de alunos que não tem acesso a nenhum equipamento tecnológico e nem acesso a internet. “Analisamos todas as possibilidades e por fim decidimos adotar as aulas não presenciais, levando em conta que essa situação de pandemia, dependendo da extensão e intensidade da contaminação pela covid-19, haja possibilidade de longa duração da suspensão das atividades escolares presenciais”, disse.

Reunião com professores

Ainda segundo ela, foi levado em consideração também, o fato de poder  acarretar em outros fatores, como a dificuldade para reposição de forma presencial da integralidade das aulas suspensas ao final do período de emergência, com o comprometimento ainda do calendário escolar de 2021,  e, eventualmente, também de 2022, bem como o  retrocesso do processo educacional e da aprendizagem aos estudantes submetidos a longo período sem atividades educacionais regulares, tendo em vista, a indefinição do tempo de isolamento.

Publicidade

Entrega de material escolar impresso

Penha informou que foi oficializado o retorno das aulas em 15 de junho com uma reunião online de professores e gestores escolares, antecedida de uma reunião, também, online, conduzida por ela, com núcleos gestores escolares, coordenadores e técnicos da Secretaria, realizada em 11 de junho, quando foi apresentado o ‘Plano de Contingência e ações pedagógicas para durante e pós pandemia.

Clique aqui e veja o Plano de Contingência!

“O Plano foi elaborado de forma bastante criteriosa no qual consta os recursos que os professores poderão utilizar, além das atividades impressas que serão entregues aos pais de alunos quinzenalmente. Foi apresentado ainda  o calendário escolar reorganizado com a distribuição da carga horária prevista na legislação, respeitando também orientações do CNE que flexibilizou excepcionalmente a exigência do cumprimento do calendário escolar”, frisou.

Ela ressaltou que CNE,   dispensou os estabelecimentos de ensino da obrigatoriedade de observância ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual  e seguindo ainda a LDB que dispõe em seu artigo 23, § 2º, que o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive, climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

entrega de material escolar impresso

Por fim, a secretária, explicou, que por ser tudo novo para eles que fazem a educação,  ainda estão em fase  aperfeiçoamento a  nova modalidade  aulas não presenciais. “É um trabalho árduo, não será fácil, mas nossos gestores e professores estão se mobilizando e se desdobrando para que tenhamos sucesso e com ajuda e participação dos pais tenho certeza que seremos bem sucedidos” concluiu.

Publicidade

No sábado, 20, aconteceu  a entrega aos pais, das primeiras atividades impressas para a educação infantil e uma avaliação diagnóstica para o ensino fundamental. Os professores, também,  já estão enviando nos grupos de WhatsApp videoaulas para os  alunos, a qual já está havendo uma  receptividade por parte dos familiares. O sistema de aulas remotas vigorará enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas.

 

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS