Connect with us

Massapê do Piauí

Secretária de Saúde de Massapê do Piauí é eleita coordenadora da CIR do Vale do Guaribas 

Publicado

em

A Comissão de Intergestores Regional – CIR do território do Vale Guaribas, promoveu na manhã desta terça-feira, 02 de fevereiro, na Funasa, em Picos, o primeiro encontro do ano, momento em que foi realizado a eleição da nova diretoria da Comissão.

A secretária de Saúde do município de Massapê do Piauí, Maria Lúcia Carvalho, foi eleita como coordenadora da  CIR, cargo antes ocupado pela então secretária de Vera Mendes, Gardênia da Silva Oliveira.

Além de Maria Lúcia, foram eleitos para os cargos à frente da Comissão, o secretário de Saúde de Paulistana, Diogo Cavalcanti Coelho (vice-coordenador), o secretário de Paquetá, Marcos Valério da Silva ( primeiro secretário) e a secretária de Saúde de São João da Canabrava, Maykiane Abreu Luz (segunda secretária).

Secretária de Saúde de Massapê e nova coordenadora da CIR, Maria Lúcia ( de blusa vermelha).

Maria Lúcia, que assume a Secretária de Saúde de Massapê pela segunda vez, tem experiência e conhece os desafios do setor.  “O papel da CIR é reivindicar a melhoria nos serviços, como fazemos parte da macro-região de Picos, ela distribuir os serviços aos municípios, então nós secretários, nos organizamos através da CIR para buscarmos garantir uma melhor qualidade de gestão em saúde para nossas cidades”, disse.

Secretária de Saúde de Massapê e nova coordenadora da CIR, Maria Lúcia

Lucinha, como é mais conhecida, informou que a CIR realiza encontros mensais onde busca sanar os desafios da pasta. “A Comissão se reúne todo mês, onde temos esse contato mais próximo, que permite a troca de  experiência entre nós secretários,  tendo em vista, que são municípios do mesmo porte, com recursos e  problemas incomuns, além de buscarmos  fortalecer cada vez mais  o território  do Vale  Guaribas, para que possamos ter  uma assistência à saúde com melhor qualidade em nossa região “, explicou.

Publicidade

Os cargos a frente da Comissão  é uma agregação de função sem remuneração e tem a duração de dois anos, quando é realizado nova eleição.

A então  secretária de Saúde de Vera Mendes, Gardênia Oliveira,  esteve presente no encontro, quando se despediu da Comissão. Gardênia desenvolveu um amplo trabalho a frente da CIR, onde atuou como secretária, vice-coordenadora e coordenadora.

Ex-secretária de saúde de Vera Mendes, Gardênia Oliveira.

Ela que elogiou a atuação do grupo no período em que esteve à frente da Comissão, disse ainda que os secretários são muito atuantes para deliberar e planejar ações na área. “São pessoas comprometidas com a causa da saúde, com a causa do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou.

A CIR é formada por 42 secretários municipais de Saúde dos municípios que compõe o Território do Vale do Guaribas. A Comissão é um órgão de instância colegiada, não partidária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto Pela Saúde, constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação, e co-gestão solidária entre os gestores municipais.

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS