Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Teresina registrou 21 assassinatos em junho; só um caso foi desvendado pela Polícia

Publicado

em

Pelo menos 21 pessoas foram assassinadas a tiros e uma a pedradas em Teresina, no mês de junho deste ano. Somente um caso foi desvendado, a mulher morta a pedradas. Das mortes a tiros, ninguém foi preso. Todos os 20 continuam casos estão com seus autores impunes. O tráfico de drogas e os assaltos são apontados pela Polícia como os crimes que mais vêm gerando esta grande onda de violência na capital do Piauí.

Segundo levantamento feito pelo Portal Piauíhoje.com, a maioria das vítimas é jovem, pobre, negro, da periferia e, segundo a Policia, com  envolvimento com o tráfico de drogas. Dos casos aqui registados, apenas um suspeito foi preso. Foi o do homem que matou a mãe a pedradas no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina.

Dos mortos, 19 eram do sexo masculino e dois do sexo feminino. Três adolescentes, um de 15, um de 16 anos e outro de 17 anos, também estão entre os executados em Teresina em junho passado. Duas pessoas eram idosas (de 67 e 71 anos).

Esses assassinatos estão ocorrendo em todas as zonas da cidade. Dos 21 casos, oito (8) foram na zona Leste, sete (7) ocorreram na zona Norte, quatro (4) na zona Sul, e dois (2) na zona Sudeste.

Outro fato que chama atenção é o uso da arma de fogo na maioria dos casos. Todos os 20 homicídios registrados pelos veículos de comunicação piauienses em Teresina no mês de junho foram praticados com uso de pistolas ou revólveres.

Publicidade

Pelo levantamento do Piauihoje.com feito a partir dos casos noticiados na mídia, as características dos assassinatos são idênticas. Quase todas as vítimas foram executadas de surpresa, sem poder se defender.

Pelo menos 20 desses assassinatos estão sem solução, sem autoria identificada e impunes. As explicações da Polícia para essa matança são: acerto de contas por envolvimento com drogas e assaltos.

Polícia não tem dados

O portal Piauíhoje.com entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A SSP informou que como o mês terminou recentemente, os dados ainda estão sendo contabilizados e, por isso, não tem a informação de quantos homicídios realmente ocorreram no mês de junho. A SSP também disse que não há informações sobre presos.

O coordenador do DHPP, delegado Francisco Costa, o Baretta, afirmou que, na maioria dos casos, as vítimas são pessoas que possuem histórico de relação com práticas criminosas. Sobre o número de assassinatos, o Baretta orientou a nossa equipe procurar o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, coordenador do Nuceac (Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da SSP).

Publicidade

Piauíhoje.com tentou contato com o delegado João Marcelo, mas não obteve sucesso. A assessoria de comunicação da SSP-PI disse novamente que o número de assassinatos ainda não foi fechado e que não há dados sobre prisões.

Operação Integrada

A Secretaria Segurança Pública do Piauí, por meio da Delegacia Estadual de Capturas (Dicap), deflagrou a quarta etapa da Operação Integrada, no dia 1º de julho, e 15 pessoas acusadas de diversos crimes foram presas em Teresina e Luís Correia. No total, o objetivo é cumprir 27 mandados, sendo 16 de prisão e 11 de busca e apreensão.

De acordo com a Secretaria de Segurança, a operação tem a finalidade de combater o crime organizado, homicídios, tráfico de entorpecentes e outras modalidades criminosas. Os presos são integrantes de organizações criminosas, suspeitos de roubos a bancos, roubo de veículos, homicídios, estupros, entre outros crimes.

Assassinatos que repercutiram em junho

Dia 01.06 – O entregador de fast food Rubens Bispo de Oliveira dos Anjos, de 32 anos, foi assassinado a tiros no bairro Cidade Leste, na zona Leste de Teresina. Populares relataram à Polícia Militar que Rubens estava saindo de casa em uma moto quando foi abordado por uma dupla e assassinado.

Publicidade

Dia 02.06 – O idoso Raimundo José de Sousa Filho, de 67 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça durante um assalto no bairro Parque Colorado, Zona Sudeste de Teresina.

Ainda no dia 2 de junho, o adolescente João Felipe, de 16 anos, foi morto com um tiro na cabeça, por volta de meia-noite, no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina.

Dia 04.06 – O adolescente Paulo Daniel, de 15 anos, foi encontrado morto no residencial Pedra Mole, na zona Leste de Teresina. Ele foi morto com três tiros na cabeça. Policiais disseram que foi uma “execução e desova”, porque moradores do local não ouviram os disparos. O crime continua impune.

Dia 07.06 – O vigia Vinícius Soares dos Santos, de 22 anos, foi executado a tiros na noite daquela sexta-feira, na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina. Ele foi perseguido antes de ser assassinado. Até hoje o caso não foi desvendado pelo DHPP.

Ainda na noite daquela sexta-feira (07.06), Alex de Oliveira Sousa, de 34 anos, foi executado com aproximadamente 20 tiros, no quarto onde dormia, no Condomínio Bosque Sul, no bairro Esplanada, na zona Sul de Teresina. Alex havia sido baleado dias antes. Os matadores invadiram a casa e o executaram. E estão impunes.

Publicidade

Dia 08.06 – Igor Jardel, de 25 anos, foi executado com mais de 10 disparos de arma de fogo na madrugada daquela terça-feira (08), no Conjunto HBB, na zona Leste de Teresina. O crime ocorreu por volta das 1h20.

Dia 10.06 – O motociclista Antônio da Silva Júnior, 26 anos, foi morto com dois tiros na tarde daquela quinta-feira (10), por volta de 16h, embaixo do viaduto da Tabuleta, entre as avenidas Henrry Wall de Carvalho e Barão de Gurguéia, zona Sul de Teresina.

Dia 13.06 – O garçom identificado como Ítalo Alves de Moraes, de 26 anos, foi assassinado a tiros na saída de uma festa no bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina. O crime ocorreu por volta das 23h, quando saía do local onde trabalhava. Crime ainda não desvendado.

No mesmo dia 13.06, Antoniel Gustavo, morreu após ser baleado dentro de casa, no bairro Jacinta Andrade, localizado na zona Norte de Teresina. A Polícia disse que a suspeita era de que o crime teria sido cometido devido a uma dívida de drogas. E ficou por isso mesmo.

Dia 17.06 – O adolescente cadeirante João Marcos, de 17 anos, foi executado com três tiros, naquela segunda-feira (17), no final da tarde, nas proximidades de sua residência no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. No momento do crime, a rapaz estava empinando uma pipa.

Publicidade

Dia 19.06 – O jovem Walison Wagner Nunes de Sousa, de 19 anos, foi assassinado com quatro tiros na cabeça na noite daquele sábado (19), no bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina. Outro rapaz, Carlos Eduardo Sousa, também foi baleado. Os assassinos andavam em um carro, se aproximaram e atiraram. O crime ocorreu por volta das 22h30min.

Dia 20.06 – Edílson de Sousa morreu com um tiro no peito um dia após sofrer um assalto e se envolver em um acidente de carro no bairro Promorar, zona Sul de Teresina

Dia 24.06 – O jovem David Costa, de 19 anos, foi executado com quatro tiros no início da tarde daquela quinta-feira (24) no conjunto PSH, na zona Sudeste de Teresina. O crime aconteceu no início da tarde,  nas proximidades do povoado Taboca do Pau Ferrado, na zona Rural de Teresina.

No mesmo dia 24, Francisco das Chagas Vitor Sousa Ferreira, 23 anos, foi assassinado com quatro tiros, no bairro Parque Alvorada, na zona Norte de Teresina. O rapaz voltava para casa em sua bicicleta quando os suspeitos, em um carro, começaram uma perseguição e mataram Vítor.

Dia 25.06 – Um homem de uns 30 anos e cujo nome a Polícia não revelou, foi executado a tiros e teve o corpo queimado dentro de um carro no final da tarde daquela sexta (25), no bairro Angelim, zona Sul de Teresina.

Publicidade

Na manhã daquela sexta-feira (25.06), dois homens identificados apenas como Tiago e João Cambão, foram executados a tiros. Os corpos foram encontrados em uma invasão conhecida como Vila Coruja, na região do Vale do Gavião, Zona Leste de Teresina.

Também naquela sexta-feira (25.06), o jovem Francisco de Assis Pereira do Nascimento, de 26 anos, foi assassinado com tiros na cabeça, dentro do quarto na casa onde estava, na Quadra 27, Casa 47, no Parque Brasil, na zona Norte de Teresina.

Dia 27.06 – Homens armados e disfarçados de policiais invadiram uma residência e mataram Denilson Ferreira da Silva, de 18 anos. O crime foi na noite daquele domingo (27), no residencial Nova Teresina, na zona Leste de Teresina. Outro jovem identificado como Alexander do Nascimento Antonacci, de 22 anos, estava na casa e também foi baleado e ficou gravemente ferido.

Dia 30.06 – O último assassinato de junho foi registado na tarde desta quarta-feira (30). A vítima foi Anderson da Silva Santos, de 27 anos. Policiais militares disseram que ele foi morto a tiros quando tentou assaltar uma farmácia no Parque Brasil, na zona Norte de Teresina. Mas não souberam dizer quem é o atirador e autor do homicídio.

Caso chocante

O caso que mais chocou os teresinenses nos últimos dias foi o do desempregado William Carvalho da Silva, de 39 anos, preso em flagrante na noite da segunda-feira (28), por matar a própria mãe a pedradas. A vítima é a idosa Maria das Graças Santos Silva, de 70 anos. O crime ocorreu na casa da vítima, no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina.

Publicidade

Feminicídio

Na tarde do sábado, 12 de junho, Dia dos Namorados, Wagner Dias de Freitas matou a ex-esposa, identificada como Ana Valeska Araújo, com um tiro. Em seguida Wagner se matou. O caso aconteceu na avenida Homero Castelo Branco, na zona Leste de Teresina.

Piauí Hoje

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS