Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

X VERMELHO | PM de Picos alerta sociedade para código que denuncia a violência contra a mulher

Publicado

em

Durante esta semana, enquanto estava em serviço, um policial de Picos recebeu a seguinte mensagem em seu WhatsApp: “X Vermelho”. O código, que para muitos, inclusive para mulheres, é desconhecido, para ele era familiar.

O policial já sabia do que se tratava e logo informou ao Copom do 4º BPM que estaria se dirigindo ao bairro Paraibinha para atender uma ocorrência de violência doméstica. Isso mesmo! O código denuncia a violência sofrida por mulheres.

Escrita na palma da mão, na cor vermelha, a letra “X” denuncia que a mulher está, de alguma maneira, sofrendo violência. A mensagem pode ser mostrada no meio do trânsito, na rua, dentro de estabelecimentos comerciais, em qualquer lugar. Até mesmo por mensagem. É preciso apenas que o receptor da mensagem a interprete corretamente e consiga salvar a mulher de seu sofrimento.

A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros e teve início no dia 10 de junho deste ano. Ela foi criada com o intuito de mulheres que têm vergonha ou medo de denunciarem diretamente nas delegacias, que apresentem o sinal em farmácias e os atendentes já saberiam o que significa e chamariam as autoridades policiais até o estabelecimento.

Contudo, a Polícia Militar de Picos alerta a toda a sociedade para que, ao verem uma mulher com um “X” na cor vermelha, escrito na palma da mão, que comuniquem a polícia. A PM pediu ainda para que as pessoas estejam atentas a outros sinais como um “X vermelho” escrito em papel ou até mesmo caso alguém receba uma mensagem com o referido conteúdo por meio de suas redes sociais, e não apenas se limitem às denúncias em farmácias.

Publicidade

Em entrevista recente ao Cidadesnanet, o relações públicas da Polícia Civil de Picos, Lennon Luz, informou que a quantidade de denúncias de violência doméstica não cresceu em Picos durante a pandemia, o que não significa que não estão acontecendo, mas que pode estar havendo uma subnotificação, que é quando a PM pode ser chamada, mas que a vítima não quer prosseguir com a denúncia ao agressor, muitas vezes por medo.

Por isso a importância de reconhecer os sinais e, caso a vítima não tenha coragem de prosseguir com a denúncia, que a sociedade, que visualiza a violência, o faça.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS