Connect with us

ESPORTES

Escolinha de futebol realiza peneira em Jaicós e 24 são selecionados para teste no Ceará

Publicado

em

Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Escolinha do Serrano, foi realizada no município de Jaicós no último sábado (12), uma “Peneira de futebol”, com o objetivo de avaliar e captar novos talentos.

A peneira aconteceu no Campinho, ao lado da pista de pouso de avião e foi realizada com a escolinha de futebol do “Chico Doido”, que atua com seis clubes dos estados do Ceará e Bahia, e com o River e Fluminese, no Piauí.

Foram avaliados adolescentes e jovens entre 11 e 20 anos de idade, de Jaicós, e também municípios como Massapê, Belém do Piauí, Geminiano e Padre Marcos. Cerca de 39 jogadores participaram da peneira, entre eles, alunos da Escolinha do Serrano, que é coordenada em Jaicós por Edmilson Dias.

Francisco de Assis, popularmente conhecido como “Chico Doido”, é o proprietário da escolinha de futebol, que tem sede em Valença-PI. “Nosso projeto é arranjar talentos para os clubes, e onde tiver um talento a gente vai atrás. Se o garoto tiver qualidade e talento, a gente leva até o clube. Trabalhamos desde 2013 com avaliações em todo o Piauí” disse ele em entrevista ao Cidades Na Net.

Ele também explicou quais são as etapas de avaliação. “Os garotos que forem aprovados aqui hoje vão estar com a gente em Fortaleza no próximo ano para participar do teste. Na segunda etapa ele tem uma avaliação lá no clube, se for aprovado, passa uma semana no clube fazendo um outro teste, pra saber se o garoto tem o talento e ficar no clube”.

Na peneira, foram selecionados 24 atletas: Luis Miguel, Hugo, Kalil, Wesley, Paulo Henrique, Victor Hugo, Kened, Randal (Sub 13); Ravel, Júlio, David, Jandison, Júnior, Neemias, Marcos Victor, Henrique e Carlos (Sub 15); Ruan, Jonicleiton, Ítalo, Luan, Leomar, Gutierre e Luiz Henrique (Sub 18).

O secretário de Esportes, Osmildo Oliveira, falou da satisfação pela cidade ter sido escolhida para a realização da peneira. “Jaicós foi contemplada com essa peneira e a gente só tem que agradecer em poder contribuir para trazer essa ação para nossa cidade e oferecer essa oportunidade para os jovens de Jaicós e cidades vizinhas. Tivemos vários jogadores aprovados e é uma alegria. Eles vão participar da próxima avaliação no time do Ceará, e se Deus iluminar, e mostrarem um bom futebol, quem sabe venha mais uma oportunidade e nossa cidade tenha mais jogadores em times profissionais, a exemplo do Hércules que saiu daqui e virou jogador profissional”.

Ele também falou que Jaicós tem bons atletas e o que o intuito é seguir incentivando o esporte. “Jaicós tem muitos jogadores bons, que precisam somente de oportunidade para mostrar seu talento. E agora, as oportunidades estão chegando, uma coisa que a gente não via em Jaicós, mas hoje está tendo. Tem o professor Edmilson também com a escolinha de futebol, dando outro apoio, incentivando a garotada ao esporte. O esporte é vida, é saúde e só tem a crescer. Oportunidades estão surgindo e com fé em Deus daqui sairão mais jogadores para brilharem no futebol do nosso Piauí e Brasil. O objetivo da Secretaria de Esportes de Jaicós com certeza é seguir trabalhando para trazer oportunidades para a cidade, crescer o futebol de Jaicós”.

Francisco das Chagas, mais conhecido como Pantico, que atuou por 22 anos como jogador profissional e passou por 35 clubes, também atua no projeto da escolinha e esteve em Jaicós avaliando os participantes da peneira.

“Estou pela primeira vez em Jaicós, a convite do nosso amigo Edmilson e com o apoio da Secretaria de Esportes e esforço de todos. De antemão só temos que agradecer e dizer que vamos fazer o melhor, pois viemos para dar oportunidade. A gente avalia qualidade, disciplina, e por fim a parte física. Esses aprovados a gente leva para segunda etapa e lá já é o olho clínico deles que separa. Quem tiver realmente qualidade e potencial continua, e quem não tiver vai tentar uma outra oportunidade”.

Para Pantico, gerar oportunidade, incentivar, é o principal. “E queremos abrir portas, desde o início do nosso projeto temos esse objetivo. Hoje estamos em Jaicós e amanhã quem sabe os meninos da secretaria de esporte, vai ter essa ligação com a gente pra dizer “olha, ali tem um garoto que a gente acredita que tem qualidade”, então a gente vem olhar. A gente quer de todas as formas levar o nome do município, do gestor, mas principalmente descobrir valores, pois a gente sabe que um menino descoberto aqui em Jaicós vai abrir porta para outros que possam estar com a mente fechada para a questão do esporte. E se eles não forem um Neymar, um bom jogador, que sejam bons cidadãos. A gente faz esse trabalho por amor, e é uma satisfação muito grande quando se destacam jovens do nosso estado e de um município como Jaicós”.


Facebook

MAIS ACESSADAS