Connect with us

DESTAQUES

Chegada do equinócio de outono traz previsão de chuvas para a região de Picos

Publicado

em

O dia 20 de março marca a chegada do equinócio de outono que é o período em que os raios solares se distribuem de forma igualitária entre os hemisférios Norte e Sul.

O fenômeno natural também aponta para previsões de chuvas para a região de Picos na transição – passagem – do mês de março para abril, segundo explicou o climatologista, Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí.

“Neste sábado começa oficialmente no calendário astronômico o equinócio de outono e exclusivamente hoje o dia apresenta a mesma duração da noite”, destacou.

“Exclusivamente hoje o dia apresenta a mesma duração da noite. Para o ciclo de chuvas no Piauí, iniciamos climatologicamente a lenta curva descendente de precipitação, sendo reservado ainda, bons temporais outonais. Que venha o outono, sem transtornos e com boas perspectivas para os homens e mulheres do campo e da cidade”, disse Werton Costa.

Outono

Publicidade

O outono é uma das quatros estações do ano que inicia no dia 20 de março e prossegue até o dia 21 de junho. Do latim: autumno, também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia há avisos de chuvas intensas entre os dias 20 e 21 de março no período de 24 horas, podendo variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

A faixa amarela abrange o estado do Piauí, Maranhão, parte do Ceará, Pernambuco e Bahia.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS