Connect with us

GERAL

Com o desafio de avançar em produtividade, TJ lança sistema de inteligência artificial JuLIA

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí lançou na manhã desta quarta (11) o sistema de inteligência artificial JuLIA, um acrônimo para justiça auxiliada pela inteligência artificial. Desenvolvido pelo próprio laboratório de Inovação, OpalaLab, do TJ, o sistema atuará para otimizar as rotinas e automatizar as tarefas, com a análise de grandes volumes de dados. O desafio do órgão novo sistema será elevar a produtividade do TJ. Segundo técnicos do tribunal, somente nos dez meses de 2023, 247 mil processos foram distribuídos entre primeiro e segundo grau do judiciário. A cada 98 segundos um processo é distribuído.

Lançamento Sistema de Inteligência Artificial JuLIA, TJ-PI

Dentre as principais tarefas o novo sistema fará a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

O desembargador José Wilson Araújo, coordenador do OpalaLab, revelou que o novo sistema, mesmo em fase experimental, apresenta alto índice de resolutividade.

“A JuLIA tem essa missão de nos auxiliar, enquanto magistrados e servidores, a dar vazão a essa pletora de processos que nós temos distribuídos diariamente. Enquanto os escritórios de advocacia estão utilizando a inteligência artificial para a distribuição de petições, nós também estamos utilizando a inteligência para dar vazão a este processo. A JuLIA está em fase experimental mas já com índices fabulosos de sucesso, com 95% de acerto, e naquilo que não há um acerto é por que houve um erro humano que precedeu a um erro do sistema.

Para o presidente do TJ, desembargador Hilo de Almeida Sousa, a JuLIA será importante na busca por novas premiações junto ao CNJ.

Publicidade

“Através desta ferramenta nós vamos otimizar enormemente as nossas ações, sorte em que o nosso tribunal está sendo, graças aos servidores, muito bem avaliado no ranking ouro. Me preocupa muito esse crescimento em bolha, temos que ter um crescimento sustentável. Além do eixo transparência, governança, temos que trabalhar no eixo de TI e no eixo produtividade. Essa ferramenta vai nos permitir focar em produtividade e quem sabe evoluir no próximo ano para uma premiação melhor” , afirmou o Desembargador Hilo de Almeida Sousa, Presidente do TJ.

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS