Connect with us

GERAL

Defesa Civil monitora regiões após rompimento de barreiros em cidade do interior do PI

Publicado

em

Equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, nesta quinta-feira (04), no município de Currais (a 640 km de Teresina), para uma visita e monitoramento das áreas atingidas pelas fortes chuvas que ocasionaram o rompimento de paredes de barreiros, gerando prejuízos materiais às populações locais.

As equipes das Diretorias de Prevenção e Mitigação, Resposta, Engenharia e Recursos Hídricos e Assistência Social visitaram as comunidades Pirajá, Vereda e Brejo, monitorando os locais atingidos e prestando suporte às famílias afetadas.

De acordo com Francisco Carvalho, diretor de Recursos Hídricos da Sedec, ao todo, 300 famílias foram atingidas com perdas materiais, como lavouras, plantações e animais, como aves e peixes.

“Estivemos acompanhados de técnicos da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Ação Social e estamos tomando todas as providências cabíveis, montando um relatório de diagnóstico que será entregue ao Gabinete de Crise do Governo do Estado. Nosso objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social”, conta.

Foto: Defesa Civil

O diretor ressalta, ainda, que as pessoas que mais sofrem com os danos desse tipo de desastre são aquelas que já se encontram em algum tipo de vulnerabilidade.

“Por isso, a Defesa Civil considera ser tão importante e prioriza o socorro às pessoas afetadas, a fim de minimizar os danos, a partir da doação de itens básicos e o alinhamento junto aos órgãos responsáveis para que possamos diminuir e reparar os prejuízos”, explica.

Publicidade

Segundo a Sedec, a visita resultará em um relatório de diagnóstico que será entregue ao Gabinete de Crise do Governo do Estado. O objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal ou entrar em contato através dos telefones da Defesa Civil Municipal (199), Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil Estadual (86) 99495-9620.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS