Connect with us

GERAL

“É segura e confiável” diz juíza que coordena auditoria das urnas eletrônicas

Publicado

em

Como forma de mostrar transparência e credibilidade no processo eleitoral, o TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) realiza neste sábado (1º), o sorteio de urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria neste domingo.

O sorteio está acontecendo no novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), localizado na avenida Padre Humberto Pietrogrande, com a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Federal, Exército, representantes de partidos políticos e também da empresa da auditoria externa.

A presidente da Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, a juíza Lucicleide Pereira Belo, informou que este ano serão 23 sessões que vão passar por auditoria em todo o estado. Três urnas serão para teste de autenticidade do sistema e 20 urnas passarão por auditoria de integridade da zona eleitoral.

“As 20 urnas vêm para Teresina para fazer auditoria e três urnas vão ficar nas suas respectivas zonas eleitorais para ser feita no local de votação”, explica a juíza.

As urnas mais distantes serão trazidas para Teresina de avião. A juíza Lucicleide Pereira Belo reforça a segurança das urnas eletrônicas na votação desse domingo.

Publicidade

“A finalidade maior é mostrar que a urna é um equipamento seguro, confiável e isso vem pelo princípio da transparência. Todos os trabalhos feitos no âmbito dos Tribunais Regionais Eleitorais caracterizam por ser transparente mostrando que a urna é segura e confiável”, ressalta.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS