Connect with us

GERAL

Educação de Picos capacita professores da rede sobre Sexualidade na Adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a de Saúde, realizou, na manhã da última quarta-feira (24), uma capacitação para tratar da Sexualidade na Adolescência dentro das escolas da rede pública de ensino. A ação faz parte das metas do Selo Unicef.

A capacitação, que aconteceu de forma virtual, contou com a presença de dois facilitadores da Secretaria de Saúde: Bruno Santos, coordenador de Saúde na Infância e Adolescência, e a enfermeira Iane Borges, coordenadora do Programa Saúde na Escola. Ela foi voltada para os professores de escolas de anos finais, coordenadores e diretores.

“Nós discutimos sobre o papel da educação no sentido de trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência no âmbito escolar. Foram abordadas metodologias, formas de como os professores podem trabalhar dentro de suas aulas, do ambiente escolar, a prevenção, isso respeitando séries e idades desses adolescentes. Discutimos os índices de 2018 e 2019 e abordamos a adolescência de maneira geral”, disse Bruno Santos, que apresentou o tema “Atividades e metodologias que visem a redução da gravidez na adolescência”.

Bruno Santos, coordenador de saúde da Criança e do Adolescente

Ele reforçou a importância de trabalhar o tema com os professores, familiares e sociedade em geral.

“A educação exerce grande importância no que diz respeito à informação, conscientização e aprendizado dentro da temática. Muitas vezes, essa temática, é tida de maneira preconceituosa. A gente percebe isso ao comparar as escolas rurais com as urbanas. Há um estigma cultural que faz com que o mesmo assunto seja visto de formas diferentes. Devemos trabalhar com os familiares, com a sociedade. Escola, família e sociedade é uma tríade que não tem como trabalhar de forma separada”, enfatizou.

Publicidade

Em sua fala, o coordenador de saúde na infância e adolescência ressaltou o avanço da tecnologia e de que forma os professores podem contribuir com os alunos, guiando-os na busca certa por informações. “Enfatizamos que isso é um problema de saúde pública, mas também uma expressão da questão social. Para isso, precisamos do trabalho ativo da educação, pois são quem passam grande parte com esses adolescentes”.

Iane Borges, coordenadora do Programa de Saúde na Escola, falou sobre os “Direitos sexuais e reprodutivos, incluindo sugestões de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids, com conteúdos adequados às séries escolares”.

“Falei sobre a forma de se abordar o tema dentro das escolas e tratar um pouco sobre as IST’s. O tema, em si, é de importante valia, pois é uma forma que temos passar informações científicas a fim de que os profissionais possam ter mais propriedade ao falar sobre o assunto e quebrar os paradigmas que existem em torno do tema. Ainda é muito complicado, um tabu, falar sobre prevenção de doenças e gravidez na adolescência”, disse.

Ela explicou que explanou sobre os direitos sexuais e reprodutivos que todo ser humano tem, garantidos em lei, e de que forma os professores podem tratar disso com o público alvo – adolescentes e pais.

A articuladora Intersetorial da Seme, Verônica Rocha, que representa o Selo Unicef em Picos, falou da importância de discutir o assunto.

Publicidade

“Essa reunião estava planejada para acontecer no mês de março, mas, por conta da pandemia e suspensão das aulas, tivemos que adiar. Assim, resolvemos realizar através de Plataforma Virtual acessível. Deu certo, repassamos as informações aos participantes, estamos felizes com a participação de todos”, declarou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS