Connect with us

GERAL

Em Picos, atendimentos em UBS’s retornam e são feitos somente após agendamento

Publicado

em

Desde o dia 17 de agosto os atendimentos nas unidades básicas de saúde de Picos retornaram, de forma gradual, e apenas após agendamento na própria UBS ou por meio dos agentes comunitários.
De acordo com Ionara Holanda, coordenadora em Atenção Básica, alguns tipos de atendimentos retornaram, mas aos poucos, a fim de se evitar as aglomerações nas UBS’s e, consequentemente, possível disseminação do coronavírus.

“Então, os programas de saúde, exames de prevenção, consultas médicas e vacinação já estão sendo disponibilizadas nas UBS’s de forma controlada. Estamos tendo um número menor de atendimentos diários para evitar aglomeração. As consultas são feitas através de agendamentos de dias e horários, para que assim também evitemos que esses pacientes se cruzem pela unidade básica”, explicou ela.

Ionara Holanda

Ionara detalhou também de que forma os agendamentos devem ser feitos pelos usuários do SUS.

“O agendamento está sendo feito na própria unidade básica de saúde ou através do agente comunitário. Então quando a pessoa chega no postinho, tendo a vaga no dia ela já é atendida. Caso não tenha, ela já sai de lá com a sua consulta agendada para retornar só no dia e horário do agendamento. Ou então a pessoa entra em contato com seu agente de saúde para que ele possa fazer esse intermédio entre a pessoa da comunidade e a agenda dos profissionais que fazem o atendimento na UBS”, detalhou.

A coordenadora em Atenção Básica disse ainda que é imprescindível que todos os pacientes estejam de máscara e, se possível, mudidos com um frasquinho de álcool em gel 70%, para diminiuir os riscos de contágio.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS