Connect with us

GERAL

Estado vai intermediar vendas de artesanato para agregar mais valor

Publicado

em

O diretor do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Jordão Costa, destacou que vai buscará parcerias com outros órgãos estaduais para dar mais visibilidade aos artesãos piauienses. O Estado pretende intermediar as vendas das peças produzidas pelos artistas regionais, para dar mais credibilidade e valor de mercado. “O nosso primeiro objetivo é buscar a transversalização das ações do Prodart. Fazer parcerias com a Coordenadoria de Comunicação Social do Estado (CCom), com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac), para darmos visibilidade a esses artistas”, pontuou.

O Prodart possui 4.106 artesãos cadastrados e a meta é ampliar esse número em 2015, além de incentivar a criação de associações para que, no futuro, a categoria possa atingir autonomia nos negócios. Outra ação a ser priorizada é a expansão dos polos de artesanato para São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Picos. “Nos meses de fevereiro e março, serão feitas visitas técnicas a essas regiões para verificar se há viabilidade material suficiente para se abrir um polo no município e buscar o potencial do artesanato daquela região e em qual setor ele se destaca”, revela o diretor.

Vendas de mais valor

O gestor já iniciou conversas com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pelo Pronatec, com o propósito de qualificar o artesão como microempresário. “O artesão muitas vezes tem dificuldade em mensurar a peça dele, quanto vale o trabalho dele. Nesse projeto, o artista pode envolver a família ajudando-o nesse gerenciamento do seu trabalho. Estamos abrindo um canal de negociação para a aproximação com a Associação do Poty Velho, trazer essas associações de novo, abrir um diálogo para criarmos um Conselho Estadual do Artesanato do Piauí, que é uma forma do conselho, expor as necessidades do artesão”, frisa.

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS