Connect with us

GERAL

Fábio Novo diz que ministro garantiu a revitalização de 80 Pontos de Cultura no Piauí

Publicado

em

O secretário de cultura, Fábio Novo, informou durante o lançamento do Festival de Rabeca de Bom Jesus, que o ministro da cultura, Juca Ferreira, garantiu a reabertura de 80 Pontos de Cultura no Piauí. Além disso, também foi garantido a reativação de 60 projetos Cine Mais Cultura no Estado, sendo que 20 serão reabertos este ano e 40 em 2016.

“Nós pactuamos com o ministro da cultura, Juca Ferreira, a retomada do projeto de 80 Ponto de Cultura, isso já está repactuado e serão reabertos 80 Pontos de Cultura em 80 municípios do Piauí. O outro pacto foi com a reativação do projeto Cine Mais Cultura, que é um edital de abertura de sala de cinema nas cidades e já existe compromisso do ministro do projeto em 60 cidades, sendo que 20 serão reabertas neste semestre e 40 em 2016. Isso está pactuado”, declarou Fábio Novo.

O secretario estadual de cultura também acertou com o ministro, Juca Ferreira, o destravamento de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Osmar Júnior no valor de R$ 1 milhão para aplicação no fortalecimento dos Pontos de Cultura.

Fábio Novo disse que o Piauí vivi um momento de efervescência cultural, com a retomada de vários projetos, como a retomada nesta terça-feira do projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro, com apresentação de uma atração nacional, a cantora Leila Pinheiro e um interprete piauiense; amanhã será aberto o 39ª Encontro Nacional de Folguedos e este ano, além da apresentação e grupos como Bumba meu boi, reisado, quadrilhas, também taremos um festival de grafite; no período de 24 a 40 de agosto, está sendo realizado o Festival de Teatro Lusófono em Teresina com grupo de teatro de países de língua portuguesa; do dia 21 ao dia 27 terá o encontro Norte Nordeste de violeiros que é financiado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Ele lembra que o Festival de Teatro Lusófono terá apresentação de 18 grupos de países de língua portuguesa. Em setembro, no período de 10 a 12, ocorrerá a realização da 8ª edição do Festival de Rabeca de Bom Jesus que este ano terá uma novidade, que é a apresentação da recém criada Orquestra de Rabecas formada pela nova geração de rabequeiros, que são alunos de escolas públicas que aprenderam a executar os instrumento e também a fazê-los.

Publicidade

O ministro Juca Ferreira convidou o grupo Harém que organiza o Festival de Teatro Lusófono para participar no próximo ano de um Encontro Internacional de Língua Portuguesa, além de prometer que o Ministério da Cultura irá fazer uma grande exposição nacional de instrumentos feitos no Brasil, como a rabeca, para tornar mais visíveis.

Fábio Novo declarou que o Encontro de Folguedos vai reunir 5 mil artistas na Vila Olímpica do Albertão, no bairro Redenção, zona Sul de Teresina, a partir das 18h desta quarta-feira (18). O evento vai até o próximo dia 22.

Segundo Fábi0o Novo, vão se apresentar quadrilhas, bumba meu boi, grupos de capoeira e também artistas piauienses, como João Cláudio Moreno e Frank Aguiar.

“O Festival Nacional de Folguedos é um caldeirão da produção do nosso Estado”, disse.

 

Publicidade
Image title

 

 

 

 

Image title

 

 

Image title

 

 

Publicidade
Image title

 

 

Image title

              Image title

 

Image title

  Image title

Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS