Connect with us

GERAL

Fé e devoção a São Pedro marcam a missa solene do 83º festejo em Santana do Piauí

Publicado

em

A Igreja Católica na cidade de Santana do Piauí recebeu seus fiéis para prestigiarem e agradecer a São Pedro pelas graças alcançadas, na missa solene, que marca o encerramento do 83º festejo do santo padroeiro.


Clique aqui e veja fotos da missa solene no 83º festejo de São Pedro em Santana do Piauí


Presidida pelo bispo Dom Plínio José e concelebrada pelo padre José Mairton, a cerimônia religiosa teve como principal menção o tema do festejo: “Com São Pedro, permaneço fiel na barca de Jesus!”

Durante a homilia, o bispo muito falou sobre a vida de São Pedro e sobre a importância da reza e da oração.

“A oração tem uma força e a igreja reconhece isso. O próprio Jesus nos ensinou a rezar porque ele quer que seja uma oração sincera, confiante. É bom quando a gente reza colocando a decisão para Deus e que ele faça sua vontade. A oração envolve toda nossa vida: o pão de cada dia, livrar das tentações de fazer o mal”, enalteceu a relevância da oração o bispo diocesano.

Publicidade

O padre Mairton, vigário paroquial da Área Pastoral de São Pedro e São José, concelebrante da missa, em entrevista, falou sobre o envolvimento dos devotos no festejo.

“Vejo que o povo de Deus, fieis devotos corresponderam ao chamado para os festejos nesses 83 anos de devoção a São Pedro. A comunidade eclesial se preparou tanto na parte litúrgica celebrativa, quanto na social, quermesses, leilão, rifa. O povo venceu o medo da covid nesse tempo de crise. Eles saíram da acomodação de suas casas e vieram buscar no altar de Deus o alimento espiritual. Cada noite foi aumentando a participação e foi muito mais do que nossas expectativas”, concluiu o padre José Mairton.

A missa solene aconteceu sob a responsabilidade do Projeto Devotos Fiéis, Conselho Pastoral Comunitário (CPC) e Equipes do Festejo.

Devota de São Pedro, dona Maria do Rosário, disse que durante o ano é uma das festas religiosas mais importantes em Santana.

“A mais importante que eu acho no ano, é a missa de São Pedro. Tem muitos momentos importantes, mas a de São Pedro é em primeiro lugar porque ele é o padroeiro”, afirmou.

Publicidade

A prefeita, Maria José, participou ativamente do festejo. Na última noite ela falou sobre a demonstração de fé do povo santanense a São Pedro.

“Hoje culmina o festejo de São Pedro 2021 e o nosso povo veio para demonstrar essa fé inabalável que move todo o município pelo nosso padroeiro. Todas as novenas aconteceram de modo que respeitou os protocolos e todos os dias houve uma participação dos fiéis demonstrando essa fé. Graças a Deus mais um ano de festa com a santa paz de Deus. São Pedro foi um santo que demonstrou muita fé em Jesus que construiu a igreja através dele [São Pedro] e o nosso povo faz essa demonstração dessa crença nos ensinamentos do Senhor seguindo o padroeiro”, disse a prefeita Maria José.

Após a missa solene aconteceu a rifa com o sorteio de brindes e quermesse na Barraca de São Pedro sob reponsabilidades do Terços dos Homens, Mãe Rainha, Conselho Pastoral Comunitário (CPC) e Projeto Devotos Fiéis em prol da arrecadação de recursos para continuidade da construção da Igreja de São Pedro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS