Connect with us

GERAL

Fiocruz confirma queda de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Teresina

Publicado

em

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam Teresina apresenta sinal de queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A diminuição foi registrada na semana epidemiológica que vai de 25 a 31 de outubro. O boletim InfoGripe da Fiocruz aponta ainda que 18 das 27 capitais apresentam sinal de estabilidade ou crescimento de casos de SRAG na tendência de longo prazo.

O levantamento mostra que Teresina apresenta forte tendência de queda, desde o pico, em junho, até meados de agosto. Nas quatro últimas semanas, teve sinal de estabilização dos números e, na última semana, a redução de casos voltou a ocorrer, dessa vez, de forma mais lenta.

“As síndromes respiratórias são infecções causadas por diversos agentes, entre eles o novo coronavirus. Diante desse cenário, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que, embora tenha ocorrido a diminuição desses casos, a população deve manter os cuidados de higiene e de distanciamento social”, afirma o diretor médico do Centro de Operações Emergenciais (COE) da FMS, Walfrido Salmito.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que Teresina registrou 10 novos casos semanais por 100 mil habitantes, incidência que sugere a necessidade de a população manter cautela.

“Os dados indicam que ainda há circulação do vírus. Isto é, caso a população volte a adotar cada vez mais os hábitos de interação social como ocorria no período anterior à pandemia, a quantidade de casos pode voltar a crescer”, alerta.

Publicidade

O prefeito Firmino Filho ressalta que Teresina vem monitorando a Covid-19 de forma sistemática desde o início da pandemia.

“Em nenhum momento o monitoramento parou. Os dados foram fundamentais para acompanhar a evolução da doença na cidade e tomar as medidas necessárias para conter a proliferação do vírus. Atualmente, há uma queda no número de casos confirmados, de óbitos e de internações. Essa diminuição não foi tão rápida quanto a ascensão, mas é verdadeira e continua a existir. Paralelamente, temos toda a estrutura para prestar assistência em saúde que for necessária. Estamos mantendo os hospitais de campanha e temos leitos disponíveis”, ressalta.

As nove capitais que apresentam sinal moderado ou forte de crescimento na tendência de longo prazo são:  Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), e Maceió (AL) apresentam sinal forte de crescimento no longo prazo. Nas capitais Belém (PA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Salvador (BA), e São Luís (MA) observa-se sinal moderado de crescimento para a tendência de longo prazo.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS