Connect with us

GERAL

Governador Wellington Dias comemora resultado do Ideb

Publicado

em

Ao comemorar o crescimento de duas posições do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governador e candidato à reeleição Wellington Dias (coligação “A vitória com a força do povo”) afirmou que a Educação avançou muito em seus três governos. “Pela minha história de vida, sei que a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, uma família, um Estado como Piauí e um país como o Brasil”, afirmou.

O Piauí alcançou 5,5 no Ideb 2017, divulgado ontem pelo MEC. Na avaliação anterior, em 2015, o Piauí havia alcançado nota 4,6. Ou seja, houve o crescimento de quase 1 ponto, o que levou a ficarmos à frente de 11 estados. O Ideb é o principal indicador que avalia o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O resultado positivo, de acordo com o governador, tem a ver com as ações que foram implantadas em 2003, ainda em seu primeiro mandato. “O Piauí era o patinho feio do Brasil, entrou no século XXI com mais de um milhão de pessoas analfabetas. Eram 32% quando assumi o governo em 2003 e agora devemos estar abaixo de 16% da população com mais de 15 anos”, comemorou o petista, cabeça de chapa da coligação “A vitória com a força do povo”.

“Começo por cada aluno que dá um duro danado. Os pais e parentes/pessoas que apoiam os estudantes, professores e servidores da educação, diretores e diretoras em especial. Equipes da Fundação Lemann e Instituto Unibanco que nos ajudam a melhorar o aprendizado em matemática e português”, enumera.

Algumas escolas do Piauí ficaram bem acima da média do estado de 5,5, como colégios estaduais de Piracuruca e Campo Maior, destaques com pontuação de 7,6 e 6,9, respectivamente. Além disso o Piauí é um dos Estados que já possuem escolas com IDEB acima de 5.2 no ensino médio.

Publicidade

De acordo com Wellington, o Piauí foi destaque por conseguir acelerar o aprendizado e ficar entre os estados com o maior ganho de aprendizagem. “ Iniciamos ações específicas como o Mais Aprendizagem, que tem dentro do seu pacote de trabalho o Mais Matemática, que desde 2017 já está implementado na rede e a aceleração de aprendizagem em Português, que foi lançando em 2018. Parcerias importantes como as executadas com a Fundação Lemann e Instituto Unibanco, que ajudam a agregar valor para a gestão escolar, contribuem para o avanço da aprendizagem. ”, disse o candidato.

A Unidade Escolar Professora Adamir Leal, localizada no bairro Dirceu, é um dos exemplos de que a educação pública estadual do Piauí tem avançado de forma constante no crescimento dos índices educacionais. De 5.4, a escola deu um grande salto e atingiu a nota 7,0.

Para chegar a esse resultado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolveu vários projetos ao longo dos últimos anos que estimularam o interesse, raciocino lógico, a curiosidade e a investigação. Um deles foi o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações em que a rede conta com formação continuada dos professores.

E o Piauí terá nos próximos dias um crédito do antigo FUNDEF que o governo federal deve ao estado, que já ganhou a ação no STF e está na fase de cálculo, devendo chegar a R$ 2 bilhões. “E vou investir em educação para melhorar as estruturas que falta, prédios adequados e bonitos, equipamentos, energia e internet, laboratórios, ar condicionado… tudo do bom e do melhor e, principalmente, vou investir mais ainda nas pessoas. Mais saber e valorização do magistério”, concluiu.

 

Publicidade

 

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS