Connect with us

GERAL

Governo teme ataque de hackers internacionais e Piauí bloqueia Internet

Publicado

em

Uma matéria divulgada pelo portal Techmundo confirma ataques de hackers internacionais a organizações mundiais, desde a última sexta-feira (12/05). O texto afirma que informações de Estado estão sendo usadas de forma ilegal, o que obrigou o Piauí a bloquear o acesso dos órgãos públicos à Internet. Tal medida de segurança e prevenção está sob a liderança da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e evita que os servidores do datacenter do estado e os computadores institucionais dos órgãos sejam afetados pelas invasões mencionadas.

Há relatos de que os hackers estão cobrando cerca de US$ 300 por computador infectado, por meio de um “vírus” que entra no sistema para restringir o acesso e depois exige um resgate das informações e uso da máquina infectada. “Informamos que mesmo com o bloqueio de acesso à internet, os computadores que estiverem dentro da rede de dados do Estado conseguem acessar os sistemas estaduais sem prejuízos”, informa um trecho da nota do governo do Piauí.

A administração estadual ainda informa que a normalização do serviço de acesso à Internet aos órgãos do Estado só acontecerá após a confirmação segura do fim dos ataques dos hackers, ainda não identificados.

LINHA DO TEMPO

  • Atualização às 12h00: Europa é atacada com ransomware;
  • Atualização às 12h58: ransomware bloqueia computadores em hospitais no Reino Unido;
  • Atualização às 13h20: Ataque hacker começa a chegar ao Brasil;
  • Atualização às 15h35: o site do INSS (Previdência) também está inativo supostamente por causa do ataque de ransomware;
  • Atualização às 15h50: relatos de que agências da CAIXA estão paradas por causa do ataque;
  • Atualização às 16h00: ransomware é identificado como WannaCry; saiba tudo;
  • Atualização às 16h20: sites do TJSP, MPSP e INSS estão fora do ar;
  • Atualização às 17h30: Petrobras desliga computadores por causa de possível invasão.

CONFIRA A NOTA DO GOVERNO

Nota de Esclarecimento

Publicidade

Organizações do mundo inteiro estão sendo atacadas por Hackers nesta sexta-feira (12). Trata-se de um ataque cibernético mundial no qual informações corporativas e de estado estão sendo cooptadas e usadas para fins não legais. Com isso, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) adotou como medidas de segurança e prevenção o bloqueio de todo o acesso externo e interno à rede mundial de computadores (Internet). Tal medida evita que os servidores do datacenter do Estado e os computadores institucionais dos órgãos sejam afetados pelas invasões mencionadas acima.

Informamos que mesmo com o bloqueio de acesso à internet, os computadores que estiverem dentro da rede de dados do Estado conseguem acessar os sistemas estaduais sem prejuízos.

Trecho da materia do portal Tecmundo sobre os ataques:

Os relatos indicam que os hackers estão cobrando US$ 300 por computador bloqueado via ransomware. Caso você não saiba, o ransomware é um tipo de malware que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor de “resgate” para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma companhia é completamente compactado via criptografia. As companhias praticamente não têm como pegar novamente esses arquivos, a não ser que paguem o valor estabelecido pelo invasor — normalmente em bitcoin. Um modus operandi sofisticado, refinado, que não deixa traços, marcas ou trilhas de quem fez isso…”

Logo que confirmarmos seguramente o fim dos ataques hackers, vamos normalizar o serviço de Internet para os órgãos do Estado do Piauí.

Publicidade

Fonte: OOlho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS