Connect with us

GERAL

História e memória: atracadouros de embarcações em Barreirinhas, simbolizam ocupação do território às margens do Rio Preguiças

Publicado

em

No dia 29 de março, o município de Barreirinhas no Maranhão, completará mais um ano de emancipação política e seus logradouros públicos carregam histórias e memórias de um processo de ocupação iniciado com os barcos à vela.

Antes da criação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em junho de 1981, a população utilizava-se dos atracadouros de embarcações para iniciar o processo de ocupação do território barreirinhense, principalmente, quando foram descobertos potenciais petrolíferos.

Às margens do Rio Preguiças, as paredes de barro e argila deram o nome à cidade que hoje se destaca pelas potencialidades turísticas no território maranhense.

No bairro Ladeira, por exemplo, o atracadouro de embarcações possui novos usos e significados, como: espaços para aulas de campo das escolas próximas. Apesar da importância histórica, esses espaços necessitam de revitalização.

Por Danillo Serra, em colaboração para o portal Cidades Na Net

Facebook

MAIS ACESSADAS