Connect with us

GERAL

Jogos do Brasil na Copa do Mundo dão direito à folga no trabalho? Entenda como funciona

Publicado

em

Para o Brasil, a Copa do Mundo inicia no próximo dia 24 de novembro com as três partidas da seleção na primeira fase em dias da semana e em horários de expediente normal. Caso se classifique para as outras fases, serão mais um ou dois dias úteis com jogos, dependendo da classificação no grupo. E quem trabalha, como fica a situação?

Os dias de jogos não são considerados feriados, por isso, quem tem que trabalhar terá que entrar em acordo com o chefe para poder assistir aos jogos. Segundo advogados trabalhistas, as empresas têm a prerrogativa de decidir se liberam ou não seus empregados para assistir aos jogos.

Copa do Mundo 2022 (Foto: Reprodução/iStock/Getty Images)

Nos acordos entre as empresas e os funcionários, em caso de liberação, pode haver uma compensação depois por parte do trabalhador. Além disso, as empresas também poderão fornecer ambientes adequados para que os funcionários assistam aos jogos no próprio local de trabalho.

A negociação não precisa ser realizada com a participação de sindicatos. O indicado para quem fizer a troca é compensar o horário ainda no mesmo mês, para que não gere banco de horas.

A startup GetNinjas já está enfeitada para a Copa do Mundo; funcionários poderão assistir aos jogos na empresa ou em casa e depois compensar a jornada (Foto: Marcelo Brandt/G1)

As empresas também podem alterar o horário de trabalho para até 2h no máximo e respeitando o limite máximo de 10h de trabalho por dia.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS