Um dos principais jornais da Alemanha, o “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, de Frankfurt, publicou longa reportagem, na edição de quarta-feira, com fotografias e imagens do fotógrafo e documentarista André Pessoa, ex-editor de Fotografia do Jornal Meio Norte, sobre o Piauí, vinculando a imagens do Piauí a fatos positivos relacionados à ciência, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

A reportagem do “Frankfurter Allgemeine Zeitung” faz parte de uma série de matérias jornalísticas publicadas por jornalistas alemães e de outros países da Europa, que fizeram visita ao Piauí, do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, até o litoral piauiense.

Também foram publicadas reportagens, com fotografia de André Pessoa, nos jornais “Stuttgarter-Zeitung” e “Süddeutsche Zeitung”.

André Pessoa afirmou que os temas das reportagens sobre o Piauí publicadas nos jornais da Alemanha, Suíça e Áustria são meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável.

 (Crédito: André Pessoa )
(Crédito: André Pessoa )

“Já foram publicados quatro artigos em jornais da Alemanha e um num jornal da Suíça. Nos próximos dias e semanas deverão sair várias outras matérias, inclusive em veículos da Áustria”, afirmou André Pessoa.

André Pessoa afirma que a importância da publicação de uma série de reportagens com fotografias de sua autoria em jornais da Alemanha, Áustria e Suíça tem o objetivo de ajudar na divulgação do potencial do Piauí na Europa.

Publicidade
 (Crédito: André Pessoa )
(Crédito: André Pessoa )

Ele explica que tudo começou em 2017 com sua exposição fotográfica, que começou em maio, do ano passado, em Berlim (Alemanha) sobre a Serra da Capivara e que ficou em cartaz no país até o último dia 8 de abril, ou seja, quase um ano de uma mostra fotográfica sobre a Serra da Capivara.

“Com a repercussão dessa exposição o historiador Uwe Weibrecht, alemão naturalizado brasileiro e que mora no Piauí, teve a ideia de fazer uma ‘Press Trip’ para trazer jornalistas da Europa para conhecer o Piauí. Em março desse ano, o projeto se concretizou com o apoio do Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM ) e chegaram ao Piauí 12 repórteres desses países para conhecer as potencialidades do Piauí”, afirmou o fotógrafo e documentarista.

André Pessoa afirma que acompanhou os jornalistas europeus por todo o Piauí, da Serra da Capivara até a Serra das Confusões, de Oeiras até Teresina e do Parque Nacional de Sete Cidades ao Delta do Parnaíba , até chegar a última praia do Piauí, em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia.

 (Crédito: André Pessoa )
(Crédito: André Pessoa )

Pessoa informou que os jornalistas voltaram para Europa encantados com o Piauí e o resultado da “Press Trip” são matérias que começam a ser publicadas na Alemanha e nos outros países europeus.

“Para mim como profissional é como a coroação do meu trabalho no Piauí. Cheguei ao estado em 1993 e hoje me sinto recompensado de divulgar esse pedaço do Brasil que tanto gosto. O Piauí para mim é um tesouro natural ainda desconhecido pelo mundo. E o mais importante é que essa imensa divulgação dos Piauí na Europa não tem custos para o Estado, é o que chamamos de mídia espontânea. Se o Governo do Piauí fosse pagar para fazer uma divulgação desse nível seria milhares e milhares de euros, e conseguimos tudo com custo zero”, adiantou André Pessoa.

 (Crédito: André Pessoa )
(Crédito: André Pessoa )

Para André Pessoa, não existe campanha publicitária que consiga chegar a um público tão importante e diferenciado sem custos como o resultado da “Press Trip Europa – Piauí 2018. Falou que nunca o Piauí teve uma divulgação tão forte como essa agora no exterior.

André Pessoa lembra que o público para qual está sendo divulgado o Piauí pela mídia europeia é de alto poder aquisitivo, de elevada cultura, uma população que viaja pelo mundo alimentando a economia desses países e agora com essa maciça divulgação do Piauí o estado deve ganhar um grande número de turistas e, com isso, desenvolver o Piauí de uma forma sustentável.

 (Crédito: André Pessoa )
(Crédito: André Pessoa )

“Estou orgulhoso de fazer parte desse movimento em defesa e divulgação do Piauí. Também precisamos reconhecer o trabalho do alemão Uwe Weibrecht, que se naturalizou brasileiro e vem fazendo um grande trabalho em prol do Piauí”, concluiu André Pessoa.

Image title

Image title

Fonte: Meio Norte