Connect with us

Curral Novo do Piauí

Jovem de Curral Novo do Piauí é classificada em concurso nacional e terá poema publicado em livro

Publicado

em

A jovem Raila dos Reis Sousa, 25 anos, da cidade de Curral Novo do Piauí, teve uma poesia de sua autoria classificada no Concurso de Poesia Livre 2021, promovido pela Vivara Editora Nacional.

A piauiense participou do concurso com o poema “Filha do Sertão”, que foi selecionado entre os 250 melhores. Ao todo, a editora recebeu mais de 2800 poesias de todo o país.

Com a classificação, o poema de Raila fará parte da obra Antologia Poética, Poesia Livre 2021, que tem lançamento previsto para o final de junho deste ano.

Raila disse que a alegria em ter seu poema classificado é inexplicável. “Está entre os 250 classificados, dos 2.837 inscritos de todo o Brasil me faz entender que jamais devemos subestimar nossa capacidade. E a alegria de ter uma poesia minha, publicada nesta obra, é inexplicável. Que venha o livro!”.

A jovem contou que é apaixonada pela cultura, e que foi com a ajuda da mãe que começou a escrever. “Sou uma pessoa apaixonada pela vida e muito encantada com a cultura. Foi nos eventos culturais da escola e com a ajuda da minha mãe que fiz minhas primeiras poesias e paródias. Eu costumo dizer que minha mãe (que hoje brilha lá no Céu) foi minha primeira e maior professora, que mesmo com escolaridade baixa, sempre buscou ser uma leitora ativa e usava os versos para falar das realidades da vida nos eventos religiosos e sociais. Assim, auxiliava eu e meus irmãos nas atividades escolares, na maioria deles, eventos culturais”.

Publicidade

Seguindo o exemplo da mãe, Raila disse que hoje leva a poesia para aonde quer que vá. “E com ela eu aprendi a levar a poesia para a escola, para faculdade, para os encontros familiares e religiosos, os eventos sociais da cidade e para a vida. Hoje eu vejo nesta arte uma oportunidade lembrar as pessoas o quanto a vida é bonita, o quanto é bom viver, á valorizar cada instante, e sem dúvida, uma forma de agregar cada vez mais valor á cultura”.

A jovem ainda disse que o retorno positivo que recebe sobre seus poemas, é um dos incentivos para que siga escrevendo. “Devido a pandemia, minha comunicação tem sido pelo WhatsApp, Instagram, YouTube e em especial pelo facebook. Me emociono com o retorno que recebo no meu pv e essa interação é um dos principais motivos para continuar produzindo. Pois se um vídeo obteve 1.000 visualizações, e as palavras ali proferidas foram significativas na vida de 10 pessoas, já valeu muito a pena”.

Raila atualmente reside em Campinas – São Paulo, é formada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e estudante de Pós-Graduação em Marketing Digital.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS