Connect with us

GERAL

Maior hospital de urgência do Piauí, tem recorde de atendimentos de acidentados em 6 anos

Publicado

em

O número de atendimentos por acidente de trânsito no maior hospital público de urgência e emergência do Piauí, o Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT), bateu recorde no mês de julho.

Segundo a administração, a demanda desse mês foi a maior desde 2017, com um aumento de 13% nas hospitalizações por esse tipo de acidentes.

O hospital explicou que maioria dos acidentes atendidos são provocados por excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular, ou seja, a maioria deles é evitável.

“Ser responsável no trânsito é decisivo para diminuir os acidentes e evitar sobrecarregar o sistema de saúde”, afirma Anderson Dantas, diretor geral do HUT.

O HUT concentra os atendimentos de trauma da capital e região em atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Atendimentos em julho

  • 965 pessoas envolvidas em acidentes de trânsito;
  • 31 atendimentos por dia;
  • 839 acidentados com motocicletas;
  • 86 atropelamentos de pedestres;
  • 40 vítimas ocupantes de automóveis.

O diretor técnico do HUT, Ítalo Costa, destaca que na rotina de atendimentos do hospital, essas vítimas de acidentes de trânsito, impactam significativamente a ocupação de leitos, necessidade de intervenções cirúrgicas, além da principal preocupação que são as sequelas físicas que ficam pelos traumas sofridos com o acidente.

“A maioria destas vítimas, principalmente os que se envolvem com acidentes com motos, precisam de cuidados posteriores, além da assistência imediata, o que implica numa internação, em alguns casos com necessidade de cirurgias, sendo as ortopédicas e cirurgias da face as mais frequentes”, explica.

Ao divulgar esses dados, a gestão da unidade hospitalar destaca a importância da prevenção no trânsito e faz um apelo aos pilotos, motoristas e pedestres da capital para ter atenção nas avenidas e rodovias.

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com 375 leitos, é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS