Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Secretaria promove oficina sobre novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde

Publicado

em

O Ministério da Saúde mudou  a forma do financiamento da atenção primária à saúde. A  proposta foi aprovada no dia 31 de outubro,  e o novo modelo, que já a valer  em  2020, fará com que o repasse de recursos aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades, a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

Conforme a portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, fica instituído o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, que  considera a necessidade de ampliação do acesso da população aos serviços de Atenção Primária à Saúde a fim de garantir a universalidade do SUS, e a necessidade de implantação de ações estratégicas que atendam às necessidades e prioridades em saúde, as dimensões epidemiológica, demográfica, socioeconômicas e espacial.

Com o objetivo de orientar os profissionais que atuam da atenção básica, a Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Saúde,  realizou na tarde desta quarta-feira, 29, uma oficina informativa sobre o  novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária à saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, o novo financiamento tem como propósitos valorizar a responsabilização das equipes de Saúde da Família pelas pessoas e estimular o aumento da cobertura real da atenção primária de saúde. A gestora destacou ainda  a  importância de  informar aos profissionais da área sobre a nova proposta.  “Nosso intuito é orientar e informar nossos profissionais sobre essas mudanças, para que assim,  possamos desenvolver um  melhor atendimento,  fortalecendo nossas ações na atenção básica”, frisou.

Deliany ressaltou, que é uma  preocupação constante da gestão municipal promover, cursos,  palestra, oficinas e  capacitações que aprimorem o conhecimento dos servidores, permitindo manter os profissionais aptos a desenvolver com maestria suas funções.

Publicidade

A oficina aconteceu na UBS,  ministrada pelo enfermeiro Kainã Mendes, especialista de gestão em saúde,  que explicou  sobre a  nova  proposta, esclareceu   e  sanou as dúvidas dos profissionais em relação ao novo formato de financiamento da atenção básica.

Kainã disse que o novo financiamento da atenção básica, trouxe algumas mudanças,  das quais os municípios devem se adequar. “As equipes terão que rever seu  processo de trabalho, ajustar alguns pontos,   para que Ministério possa repassar os recursos financeiros, uma vez,  que o novo modelo de financiamento traz uma melhoria para os municípios, porém,  os mesmos tem fazer a sua parte, tem que mostrar produtividade nas ações em serviços de saúde que melhorem a qualidade  e a assistência, mostrando de fato dados que condizem com a realidade”, afirmou.

Participaram do evento,  além da secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, enfermeiras, médicos e Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS