Connect with us

GERAL

Medalhistas mostram que piauienses sabem de Matemática

Publicado

em

Não é de hoje que a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) revela talentos no Piauí. Muitos já foram premiados, como aqueles que participaram da solenidade no final da tarde da sexta-feira (23), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Yuri Gomes da Silva, de 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado, disse que o melhor de tudo foi conhecer a Bahia, onde recebeu medalha de ouro. “Foi uma experiência muito especial, pude conhecer pessoas do resto do Brasil, o mundo é muito maior do que eu pensava. Quero fazer ITA e IME”, revela.

Crédito: Gabriel Paulino

Já Ryan Moura, que concluiu o terceiro ano, estudou na Escola Militar e leva o bronze para casa. Ele também almeja uma vaga no ITA e IME. “As Olimpíadas fazem o aluno se interessar mais pelas coisas. Tudo se consegue com estudo. Apesar do preconceito com os nordestinos, nós provamos que temos garra”, aponta.

Para Carlos Alberto Pereira, superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), este é um grande incentivo. Mais de 100 alunos participaram. “As crianças precisam de estímulo, toda criança precisa disso. Todas as Olimpíadas são válidas, não só a de Matemática. A sociedade moderna clama por tecnologia, que está associada à Matemática”, explica.

A vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, foi a anfitriã do evento. “A universidade participa em várias edições com vários participantes. É uma ação extremamente importante, pois ano passado vieram representantes de 150 municípios”, finaliza.

Publicidade

Fonte: Jornal MN

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS