Medalhistas mostram que piauienses sabem de Matemática
Publicado por: | Data: 24/08/19

Medalhistas mostram que piauienses sabem de Matemática

Não é de hoje que a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) revela talentos no Piauí. Muitos já foram premiados, como aqueles que participaram da solenidade no final da tarde da sexta-feira (23), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Yuri Gomes da Silva, de 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado, disse que o melhor de tudo foi conhecer a Bahia, onde recebeu medalha de ouro. “Foi uma experiência muito especial, pude conhecer pessoas do resto do Brasil, o mundo é muito maior do que eu pensava. Quero fazer ITA e IME”, revela.

Crédito: Gabriel Paulino

Já Ryan Moura, que concluiu o terceiro ano, estudou na Escola Militar e leva o bronze para casa. Ele também almeja uma vaga no ITA e IME. “As Olimpíadas fazem o aluno se interessar mais pelas coisas. Tudo se consegue com estudo. Apesar do preconceito com os nordestinos, nós provamos que temos garra”, aponta.

Para Carlos Alberto Pereira, superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), este é um grande incentivo. Mais de 100 alunos participaram. “As crianças precisam de estímulo, toda criança precisa disso. Todas as Olimpíadas são válidas, não só a de Matemática. A sociedade moderna clama por tecnologia, que está associada à Matemática”, explica.

A vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, foi a anfitriã do evento. “A universidade participa em várias edições com vários participantes. É uma ação extremamente importante, pois ano passado vieram representantes de 150 municípios”, finaliza.

Fonte: Jornal MN

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Número de acidentes nas rodovias piauienses cresce 48% em 2017

O número de mortes nas estradas do Piauí cresceu 48% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A

Picos

Organização do Pelotão Mirim proporciona dia de lazer para crianças carentes de Picos

No último sábado (24) a organização da Fundação Pelotão Mirim de Picos realizou o “Dia da Alegria”, onde proporcionaram para crianças carentes que participam do grupo um dia de lazer.

GERAL

Bandeira tarifária de energia continua no patamar vermelho em setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (30) que a bandeira tarifária para setembro de 2019 continuará na cor vermelha no Patamar 1, a mesma de agosto. Isso