Connect with us

GERAL

Meio milhão de eleitores devem ignorar a votação no domingo

Publicado

em

Aproximadamente, meio milhão de eleitores devem deixar de votar nas eleições de domingo próximo no Piauí. São as abstenções, que formam um contigente suficiente para eleger até quatro deputados federais ou nove deputados estaduais. Historicamente, as abstenções têm ficado em torno de 20% do eleitorado do Piauí – na última eleição para governador e presidente, mais de 440 mil eleitores não compareceram aos locais de votação.
O Piauí tem hoje 2.365.074 eleitores. Na última eleição geral, em 2010, o eleitorado do Estado era de 2.261.862 eleitores, sendo que compareceram às urnas 1.813.324 votantes. A abstenção, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, foi de 19,83%, ou seja, 448.538 eleitores deixaram de votar em 2010. Preocupada com este alto índice de desperdício de votos, a Justiça Eleitoral está divulgando uma pesquisa para conscientização do voto do eleitor.
O foto é principalmente o jovem eleitor, e o argumento principal é de que o comparecimento às urnas ajuda a eleger os melhores candidatos. O Tribunal Eleitoral trabalha com a média de abstenção de 20%. Os eleitores deixam de comparecer às urnas por motivo de viagem, desinteresse, estar fora do local de votação, não acreditarem nos candidatos ou por protesto. Os eleitores estão desacreditados das promessas e dos políticos.
Eles não vêem opção de voto como forma de mudança. Mas a Justiça Eleitoral e os cientistas políticos dizem que quando o eleitor não participa da escolha, contribui para eleger os candidatos considerados ruins. O desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE-PI, considera que o eleitor deve assistir a propaganda e escolher dentre os candidatos o que poderia melhor lhe representar.
A Justiça Eleitoral disponibilizou 8.848 urnas eletrônicas em 3.622 locais de votação para que cada eleitor vote em cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. A expectativa é que o voto demore um pouco mais que na última eleição, porque além da quantidade de candidatos, tem a votação biométrica, que identifica o eleitor pela impressão digital, e a demora pode afastar ainda mais o eleitor da votação.
Fonte: Diário do Povo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS