Connect with us

GERAL

Número de casamentos de mulheres menores de idade reduz em quase 80% no Piauí

Publicado

em

Segundo a legislação brasileira, o casamento civil só é permitido para pessoas a partir de 18 anos e excepcionalmente de 16 e 17 anos caso estas sejam emancipadas ou possuam autorização de ambos os pais, representantes legais ou, em substituição, judicial.

Conforme as Estatísticas do Registro Civil do ano de 2021, divulgadas pelo IBGE, no Piauí foram realizados 212 casamentos com cônjuges de até 17 anos do sexo feminino, o que representava cerca de 2,5% do total de casamentos realizados no estado. 

Trata-se de um fenômeno que impacta mais a vida das meninas do que a dos meninos, tendo em vista que foram 41 casamentos envolvendo cônjuges de até 17 anos do sexo masculino, representando cerca de 0,5% do total de casamentos ou, comparativamente, 1/5 da proporção de mulheres até aquela faixa etária.

Estas informações constam do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, publicado pelo IBGE, com vários indicadores sociais, cujo objetivo é trazer uma sistematização de informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no país.

CASAMENTOS NO PIAUÍ: Em uma análise da série histórica dos casamentos realizados para cônjuges femininos com idade até 17 anos no Piauí, de 2011 a 2021, percebe-se um declínio contínuo na quantidade e na proporção daqueles casamentos. Assim, em 2011, haviam sido realizados 1.016 casamentos, o que representava cerca de 7,9% do total de casamentos àquela época, tendo passado em 2021 para 212 casamentos, representando 2,5% do total de casamentos, uma redução de quase 70% na proporção dos casamentos para as mulheres de até 17 anos.

Publicidade
Número de casamentos de mulheres menores de idade reduz em quase 80% no Piauí - Imagem 1

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS