Connect with us

GERAL

Operadores do DNOCS serão mobilizados para melhorar gerenciamento dos recursos hídricos do Piauí

Publicado

em

Desde junho a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional reconhece a situação de emergência decretada pelo Governo do Piauí em 152 municípios.  O decreto de emergência foi assinado pelo governador Wellington Dias no dia 25 de junho, sob recomendação da Secretaria Estadual da Defesa Civil e tem validade de 180 dias, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, o reconhecimento da situação de emergência irá beneficiar milhares de agricultores familiares das regiões atingidas pela estiagem, pois eles terão o acesso a programas federais como o Garantia Safra facilitado. Alem disso, amplia-se também possibilidade de linhas de crédito junto aos bancos públicos.

As zonas urbanas das cidades atingidas pela seca que estão com dificuldade para o abastecimento irão receber água potável através da operação carro-pipa e as regiões onde a situação é mais grave, como São Raimundo Nonato e Pedro II, devem receber adutoras de engate rápido.

Nove municípios da região de São Raimundo Nonato dependem da barragem Petrônio Portella para o abastecimento. O reservatório está com apenas 12% de sua capacidade e a água, em razão do baixo nível e do elevado teor de sal, não tem qualidade para o consumo humano. Cerca de 110 mil pessoas sofrem os efeitos da estiagem na região.

A barragem de Salinas em São Francisco do Piauí, a maior do estado com 387 milhões de metros cúbicos, estava no fim no mês de janeiro com 69% de sua capacidade. O açude do Jenipapo, em São João do Piauí, bateu 48%. Em compensação, existem 13 barragens com menos de 20% de média e dessas, sete estão com menos de 10%.

Publicidade

Das 24 barragens administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) no Piauí, 12 estão com menos de 50% de sua capacidade máxima. Em Pio IX, o reservatório Cajazeiras está com apenas 2,02%, segundo relatório mensal do órgão.

Das barragens do DNOCS, quatro estão com seus reservatórios acima de 90%: Caldeirão e Pé de Serra, ambos em Piripiri, Açude de Campo Maior e o de Poços, em Simplício Mendes. Em compensação, existem duas barragens com menos de 10% e quatro com menos de 20%.

Manoel Simão, presidente da FETAG  ( Federação dos Trabalhadores em Agricultura) esteve no Programa Agora acompanhado do representante da Cáritas e do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Eles comentaram, a temática e como o Piauí tem se preparado para combater a seca que atinge todas as regiões do Estado.

“Para nós estamos muito preocupados com a situação das barragens, o pequeno agricultor tem muita dificuldade sem água. A água não chega para ele e muitas barragens são cercadas”, disse Manoel Simão.

João Evangelista, Coordenador Técnico da Cáritas, afirmou que as tecnologias podem ser usada a favor da vida no semiárido, mas que nem todos tem acesso a esses mecanismos.

Publicidade

“Queremos que as pessoas consigam conviver com uma gestão política dessa água na estiagem. Infelizmente esse lugar é assim e vai ser sempre assim, períodos bons e ruins na questão da água, então é preciso de adaptar”, disse João Evangelista.

Já para o diretor do DNOCS, Djalma Policarpo, a intenção do órgão não é permitir que pequenos produtores sejam prejudicados, mas que todos sejam atendidos.

“Temos muitos casos no Piauí que precisam que as pessoas tomem consciência. Infelizmente há a má distribuição e agressão da águas dos entornos de reservatórios de água. Apesar da dificuldade, o açude de Pedro II vai ser recuperado e reforço desses vales para que a população tenha segurança”, afirmou Djalma Policarpo.

Segundo Djalma Policarpo,  cerca de 20 operadores do DNOCS serão mobilizados para melhorar gerenciamento dos recursos hídricos do Piauí.

 

Publicidade

Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS