Connect with us

GERAL

Órgãos apontam chuvas acima da média no Piauí no 1º trimestre; agricultura familiar é beneficiada

Publicado

em

Chuva para a agricultura no Piauí é sinônimo de fartura. Dados emitidos pelos órgãos climatológicos Funceme, Inmet e Inpe/Cptec apontam, para o primeiro trimestre de 2023 (jan/fev e mar), que a previsão de chuvas será acima da média no Piauí. Para a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), o período beneficia a agricultura familiar em todo o estado.

O Secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, Libório de Moura, comenta que o período chuvoso impacta positivamente os agricultores rurais nos municípios.

“O período das chuvas anima muito nosso agricultor familiar, principalmente aqueles da região 1 (Sul) onde as chuvas começaram em novembro e vai até janeiro como também na região 2 (Norte) que se inicia em janeiro e vai até março. Isso beneficia o agricultor que está plantando o seu feijão, milho, a mandioca, o caju onde nós possamos ter uma boa produção no Estado do Piauí. Acreditamos que o produtor rural com apoio da FETAG-PI, da Contag e Secretaria de Agricultura terá sim uma boa safra para 2023”, observa o secretário.

A FETAG-PI já iniciou a distribuição de sementes em dezembro em parcerias com prefeituras, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e sindicatos.

O professor da UESPI e climatologista Werton Costa observa que o período chuvoso está delimitado na maior parte dos 224 municípios do Piauí de janeiro a abril.  “É o período que temos uma aproximação da Zona de Convergência Intertropical e ela se posiciona na Costa Nordestina, o corredor de umidade adentra e gera chuva necessária. Será um período chuvoso bom”, esclareceu.  

Bom desenvolvimento das lavouras

A distribuição dos volumes chuvosos começa no extremo sul do Piauí, na faixa do Matopiba, avança para faixa Sertaneja e Serradeira, depois para a região do Médio Parnaíba e Teresina e por último no Vale do Longa e Litoral. Essas faixas de chuvas vão se distribuindo ao longo dos meses.

Publicidade

“Se nós considerarmos a previsão este período chuvoso será bom para o homem do campo porque pelo menos até o presente momento nos mapas trimestrais, a chuva está bem distribuída no território. Acreditamos que haverá, segundo a previsão climática, uma distribuição boa das chuvas que irá possibilitar o desenvolvimento dos cultivos, o que está coincidindo com nosso calendário agrícola, essa bonança e esperamos que o resultado seja satisfatório”, analisa o professor.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETAG-PI

Facebook

MAIS ACESSADAS