Connect with us

GERAL

Padre Marcos participa do evento de lançamento do novo Diário dos Municípios

Publicado

em

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, e o assessor especial, Daniel Júnior, representaram o município de Padre Marcos na solenidade de lançamento do novo Diário Eletrônico Oficial dos Municípios (DOME). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O DOME é uma nova e moderna ferramenta para publicação de atos do governo municipal, de forma exclusivamente eletrônica, mas que poderá ser impressa, dependendo da necessidade dos gestores, e que atende a todas as exigências legais.

Padre Marcos é um dos municípios do Piauí que vai utilizar a nova plataforma. “É uma plataforma segura e que vai trazer mais agilidade nas publicações oficiais do município, de forma que vai trazer melhorias no quesito transparência e garantir que a população tenha acesso às informações”, disse Daniel.

O assessor acrescentou que a adesão ao Diário da APPM, além de atender as exigências legais, é mais econômica para o município. “Nós vamos reduzir os custos em cerca de 40% do que era gasto”, pontuou.

O presidente da APPM, Gil Carlos, explicou que os municípios vão economizar cerca R$ 10 milhões por ano, uma média de 40% nos gastos atuais, já que esse valor é variável de acordo com o com coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e ressalta que esse é um benefício importante para a população e para a administração municipal.

Publicidade

“Os benefícios são inúmeros. Para a população, temos o acesso às informações oficiais em tempo real em qualquer lugar do mundo. Para a gestão, esse mecanismo permite uma facilidade na publicação pois é uma plataforma de fácil uso, que desburocratiza e, ao mesmo tempo, economiza dinheiro, de modo em que deixaremos de imprimir esses documentos e daremos publicidade aos mesmos através do meio eletrônico”, diz Gil Carlos.

No evento, o representante da empresa responsável pela criação da plataforma, Alexandre Reis, explicou de que forma ela irá funcionar. “O funcionamento dele é muito similar ao modelo impresso. Ele tem um período de cadastro de matérias feito pelos municípios que terão seus grupos de cadastros, tanto da Câmara de Vereadores, como do Executivo, que poderão cadastrar até às 18h. Essa é uma ferramenta de simples acesso, utilizada em todo o Brasil, que promoverá a modernização administrativa dos municípios piauienses”, esclarece.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS