Connect with us

GERAL

Paratletas do Ceir participam da etapa regional do Circuito Caixa 2015

Publicado

em

Superação de desafios. Essa é a palavra chave da rotina dos pacientes com deficiência física do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). No setor desportivo, a menos de um mês para a primeira etapa do Circuito Caixa Loterias de 2015, os paratletas do Ceir já intensificam os treinos para a competição.

A delegação formada pelas paratletas Nayara Linhares e Ana Kássia embarca, no dia 28, para Recife, Pernambuco, onde acontece a etapa Norte-Nordeste do Circuito, nas modalidades natação e halterofilismo. Juntas, as paratletas somam cerca de 30 medalhas conquistadas em competições regionais e nacionais de natação.

Durante as sessões de reabilitação física no Ceir, foi na natação que Nayara Linhares, de 21 anos, descobriu como lidar com as limitações motoras, sensoriais e cognitivas resultantes de uma paralisia cerebral. “A sensação de liberdade que sinto quando estou nadando é única. Além disso, a natação contribui bastante para o desenvolvimento do meu domínio corporal, fortalecendo meus músculos e, principalmente, na minha socialização com as pessoas”, pondera.

Segundo o reabilitador físico do Ceir, Childerico Robson, a participação dos atletas no Circuito tem caráter de experiência e, também, de competição. “Quando identificamos pacientes com habilidades extras, superior ao nível de reabilitação proposta pelo Centro, sugerimos um treinamento esportivo. Nisso, já encontramos muitos talentos e potencialidades e temos aproveitado as oportunidades de demonstrar o resultado de nosso trabalho em competições”, afirma.

Um exemplo de potencial na natação descoberto pelo esporte paralímpico do Ceir é a paciente Ana Kássia, de 17 anos. A adolescente foi a primeira paciente do Centro a receber uma prótese ortopédica, há cinco anos, e hoje possui o Troféu Carlos Said na categoria de melhor atleta feminino do paradesporto entre suas conquistas no esporte. Quando questionada sobre a carreira de atleta profissional, Ana Kássia responde: “é um sonho que quero seguir”.

Publicidade

Fonte: www.piaui.pi.gov.br

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS