Connect with us

GERAL

PATOS | Saúde monitora pacientes contaminados pelo coronavírus

Publicado

em

Patos do Piauí, situada a 416 km de Teresina, na região Sudeste do Estado, está entre as cidades com casos positivos para a Covid-19. O município, que possui uma população de pouco mais de 6 mil habitantes, tem quatro pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Os casos foram detectados na segunda semana de junho. No dia 08, os dois primeiros casos foram confirmados. As pessoas em que o vírus foi detectado são um homem de 40 anos, assintomático, que havia chegado de São Paulo e estava em isolamento domiciliar, e uma mulher que apresentou sintomas sugestivos e que recentemente havia estado em cidades consideradas de risco.

No dia seguinte, 09 de junho, durante uma busca ativa, sete pessoas foram testadas, das quais, em duas os resultados deram positivo. Os dois novos casos foram detectados em duas crianças, um bebê de apenas 8 meses de vida, do sexo masculino, e uma outra de 3 anos, do sexo feminino. Ambos são filhos da mulher que também está com o vírus.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. O homem está na zona rural do município, e os outros três, da mesma família, estão na cidade. O município, agora, foca no tratamento e a cura dos pacientes. A Saúde tem realizado o acompanhamento dos quatro pacientes. Diariamente é feito o contato, seja presencial, ou por telefone, para monitorar o quadro de saúde de cada paciente.

Na quarta-feira, dia 10 de junho, pela manhã, a mulher apresentou uma piora no seu estado de saúde e foi levada para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, onde foi atendida no setor do coronavírus, recebeu atendimento médico, foi submetida a novos exames e recebeu alta para realizar o tratamento domiciliar, que foi iniciado logo no dia seguinte, 11 de junho. Todos os medicamentos prescritos pelo médico foram fornecidos pela Prefeitura de Patos do Piauí, como também, equipamentos de proteção individual.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também disponibilizou cesta básica para a família.

Publicidade

A Saúde informou, ainda, que após os 14 dias de monitoramento serão realizados novos testes rápidos.

Prevenção
Além do acompanhamento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19, o município também trabalha de forma preventiva, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura de Patos do Piauí prorrogou o Decreto Municipal com as medidas preventivas e, no último final de semana, estabeleceu medidas mais rígidas, como a restrição de mobilidade de pessoas e veículos que não estejam cumprindo atividades essenciais, com o objetivo de evitar propagação do novo coronavírus.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS