Connect with us

GERAL

PF deflagra operação para prender acusados de desvios de recursos no Piauí

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Argentum, que desarticulou uma organização criminosa que atuava nos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Ao todo, a ação vai dar cumprimento a 13 mandados de prisão temporária nas cidades de Teresina, Demerval Lobão, Prata do Piauí, Timon (MA), Caxias (MA), Crateús (CE), Independência (CE), Parambú (CE) e Tamboril (CE).

A 3ª Vara da Seção Judiciária do Piauí expediu ainda 21 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de Condução Coercitiva. Em abril deste ano, foi instaurado um inquérito policial depois de uma inspeção realizada pela Controladoria-Geral da União que constatou contratações irregulares e movimentações bancárias atípicas com recursos federais recebidos pelo município de Prata do Piauí.

Em dezembro de 2016, na gestão do ex-prefeito Antônio Parambu, o município recebeu recuros a título de precatório da complementação da União para o Fundef no valor aproximado de R$ 2.730.000,00 (dois milhões, setecentos e trinta mil reais). O fato atraiu a incidência dos delitos de apropriação e desvio de recursos públicos, corrupção, associação criminosa/organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além disso, a investigação revelou que empresas, tendo como sócios parentes do ex-prefeito e que atuam nestas como “laranjas”, foram utilizadas para a ocultação de patrimônio em seu favor, em ação de lavagem de dinheiro, através da criação de uma farmácia e um posto de combustíveis.

Durante a operação, também foi determinada a apreensão de veículos de luxo, sequestro de bens e bloqueio de contas dos principais envolvidos no esquema.

Publicidade

O nome da Operação faz alusão ao elemento químico Prata, nome da cidade beneficiada com os recursos desviados do FNDE, cujo nome em latim é Argentum.

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS