Connect with us

GERAL

PI | Cadeirante cai durante pré-seleção para concurso ‘Rei com deficiência do Carnaval’

Publicado

em

João Lucas, de 19 anos, está internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina, depois de ter caído da cadeira de rodas enquanto passava por uma rampa no Clube dos Diários, onde o jovem participava da pré-seleção para o Rei com deficiência do Carnaval da capital, nessa quarta-feira (22). De acordo com a Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), o acidente aconteceu porque o local não tinha a devida acessibilidade.

Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), disse em nota que o Clube dos Diários em todos os equipamentos de acessibilidade, que no momento do acidente prestou o socorro adequado e está acompanhando o caso (confira o comunicado na íntegra abaixo).

Segundo a mãe de João Lucas, Anuzia Brito, devido a falta de luminosidade no local, não foi possível ver a rampa por completo no momento em que eles estavam em locomoção.

“Eu estava descendo com ele na rampa e o local estava escuro, eu pensei que ela fosse lisa até o final, mas tinha um batente, então ele acabou caindo da cadeira de rodas. As pessoas que estavam lá na hora me ajudaram. Eu pensei que tivesse sido só uma queda, mas depois da seleção ele começou a se sentir mal, até vomitou e foi encaminhado para o hospital”, informou.

João Lucas é portador de distrofia muscular e com a queda acabou sofrendo uma fratura no fêmur. Ele está internado em um hospital particular e, segundo a mãe, seu quadro de saúde é estável.

Publicidade

A Ascamte afirmou que o evento foi realizado em um local sem acessibilidade. “Nossa posição é de indignação pelo fato dos organizadores não terem tido o cuidado na hora de verificar o espaço para a realização do evento. Um fato que nos deixa muito triste quando soubemos. A mãe está muito abalada”, contou o presidente de associação, Wilson Gomes.

O evento é organizado pela Prefeitura de Teresina por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade-TE) da Secretaria Municipal de Cidadania, Semcaspi e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Confira a nota da Semcaspi na íntegra:

Sobre o acidente envolvendo um jovem de 19 anos durante a realização da prévia carnavalesca para escolha dos pré-candidatos a rei e rainha da pessoa idosa e da pessoa com deficiência realizado nessa quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE) tem os seguintes esclarecimentos:

O evento foi realizado no Clube dos Diários, um local que tem todos os equipamentos de acessibilidade; a equipe de organização do evento acompanhou desde o primeiro momento o acidente com o jovem, tendo sido prestado o socorro adequado; tanto a mãe do rapaz, quanto o próprio disseram que estava tudo bem, que não tinha ocorrido nada grave, tanto é que ele, após o acidente, ainda participou do desfile da prévia. O CMDI entrou em contato com a mãe do rapaz nesta quinta-feira (23) e ela relatou que após o evento, ele estava bem, que foi para casa, mas que depois não se sentiu bem. Ele foi encaminhado para um hospital particular, onde está sendo acompanhado. Tanto o CMDI quanto o CONADE-TE estão acompanhando a situação e prestando todo o auxílio necessário.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS