Connect with us

GERAL

Piauí tem 2° maior percentual de vereadoras do Nordeste, mas nenhuma deputada federal

Publicado

em

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Piauí é o segundo estado do nordeste brasileiro com o maior percentual de vereadoras eleitas.

De acordo com o órgão, dos 2144 vereadores eleitos nas 224 cidades do estado, 429 são mulheres, representando 20% das cadeiras nos legislativos municipais. Os números de representatividade feminina do Piauí são menores apenas que o estado do Rio do Grande do Norte.

Os dados da representatividade feminina nos municípios contrastam com a baixa representatividade nos âmbitos estadual e federal. Dos três senadores do estado nenhuma mulher foi eleita para uma cadeira efetiva. Suplente de Wellington Dias, Jussara Lima (PSD) assumiu após a ida de Wellington Dias para o Ministério do Desenvolvimento Social. Dos 81 membros do senado apenas 15 são senadoras, 18% de representação.

Na Câmara Federal apenas uma mulher foi eleita em 2022, a ex-primeira dama Rejane Dias, que foi a quarta deputada federal mais votada do Piauí. Rejane, porém, sequer assumiu o mandato, renunciando para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado. Em seu lugar ficou o primeiro suplente do PT, Merlong Solano. A saída de Rejane Dias deixou o estado sem representação feminina na Câmara. Dos 513 deputados federais, apenas 91 são mulheres, 18% de representatividade.

Senadora piauiense Jussara Lima - (Marcos Oliveira/Agência Senado)Marcos Oliveira/Agência Senado

A saída de Rejane Dias colocou o Piauí em uma lista com mais outro três estados brasileiros que não possuem deputadas. Além do Piauí estão os estados de Tocantins, Amazonas e Alagoas. A maior proporção de representatividade feminina ocorre nos estados do Acre, Amapá e Mato Grosso. Nesses estados, três das oito cadeiras são ocupadas por mulheres, o que corresponde a 37,5%. Apesar disso, 41,8% das candidaturas para o cargo foram de mulheres. Segundo o levantamento, dos 177 candidatos a deputado federal nas últimas eleições, 74 eram mulheres.

Publicidade

Já no âmbito do legislativo estadual o cenário também é de baixa representatividade. Dos 30 deputados eleitos em 2022, apenas quatro mulheres ocupam cadeiras. Ana Paula (MDB), Gracinha Mão Santa (PP), Bárbara do Firmino (PP) e Jannaina Marques (PT). Uma representatividade feminina de 13%.

Cinco vereadoras em Teresina

No parlamento municipal da capital o cenário de representatividade é maior que na Assembleia Legislativa do Piauí. Dos 29 parlamentares, cinco são vereadoras. Buscarão a reeleição, Fernanda Gomes (Solidariedade), Teresinha Medeiros (PSL), Elzuila Calisto (PT), Thanandra Sarapatinhas (Patriota) e Pollyana Rocha (PV). 17% de representatividade.

Em relação às prefeituras, nas eleições de 2020, dos 222 municípios piauienses, apenas 28 elegeram mulheres, o que equivale a 12,6% do total. Entre as prefeitas eleitas estão: Lila Alencar, de Alegrete do Piauí; Karyne do Rodrigão, de Cocal de Telha; Genir Ferreira, de Boqueirão do Piauí; Gabriela Oliveira, de Capitão Gervásio; Carmelita Castro, de São Raimundo Nonato; e Jôve de Oliveira, de Piripiri, dentre outras.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS