Connect with us

GERAL

Eleição UFPI: em fato inédito, duas mulheres disputarão a reitoria da UFPI

Publicado

em

No dia 24 de abril desse ano, um novo quadro da reitoria e vice-reitoria para o quadriênio 2024-2028 será eleito na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A disputa já conta com duas chapas formadas com o fato inédito de duas mulheres no confronto representadas pela professoras Lívia Nery e outra por Nadir Nogueira.

Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância, Lívia Nery, tem como pré-candidato a Vice-Reitor, Welter Cantanhêde. E Nadir Nogueira conta com chapa composta por Edmilson Miranda. Enquanto isso, o atual gestor da universidade, Gildásio Guedes e seu vice, Viriato Campelo não entrarão na disputa pela reeleição.

Conheça os pré-candidatos

Livia Nery é mestra em Educação pela UFPI, Doutora em Ciências da Comunicação/Unisinos e professora do PPGCOM/UFPI e atualmente é Diretoria do CEAD, Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil na UFPI e de dois grandes Programas de Formação Continuada de Profissionais da Educação promovido pelo MEC com abrangência nacional. E Cantanhêde, pós-Doutor em Química Supramolecular e Nanociência, formou 16 (dezesseis) Mestres, 05 (cinco) Doutores e dezenas de alunos de Iniciação Científica na área de Nanociência na UFPI.

Livia Nery e Welter Cantanhêde - (Divulgação)DivulgaçãoLivia Nery e Welter Cantanhêde

Por outro lado, Nadir Nogueira, doutora em Nutrição, acumula uma vasta experiência na administração superior da instituição, tendo ocupado cargos como pró-reitora de Assistência Social e vice-reitora em dois mandatos. Edmilson Miranda, pós-doutor em Química, atualmente ocupa o cargo de diretor do Centro de Ciências da Natureza.

Nadir Nogueira  - (Reprodução)Reprodução

Eleições UFPI

Esta é a primeira eleição para a reitoria da universidade durante o atual mandato do presidente Lula (PT). Para a seleção da próxima reitora ou reitor, o processo começou com a definição da data, a formação da comissão eleitoral e a elaboração das normas. Após essa etapa, será realizada a consulta à comunidade acadêmica, seguida pelo período de inscrições dos candidatos que concorrerão às vagas na lista tríplice, que será submetida ao CONSUN (Conselho Universitário) para eleição. A lista deve ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para apreciação e escolha do Presidente da República.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS