Connect with us

GERAL

Picos está em 3º lugar no ranking nacional de trabalho escravo

Publicado

em

O Piauí tem dois municípios no ranking nacional do trabalho escravo em 2014. Picos e Parnaíba tiveram 113 trabalhadores identificados nessa condição, fazendo a coleta de palha da carnaúba. As cidades ocupam o 3º e 5º lugar no ranking brasileiro, respectivamente.

Hoje é comemorado o dia nacional de combate ao trabalho escravo e os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo foram identificados 117 trabalhadores em condição análoga à de escravidão no Piauí, o que significa a 5ª colocação no ranking por estados. Minas Gerais, onde foram identificados 354 trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo, ocupa o primeiro lugar.

As ações fiscais resgataram um total de 1.590 trabalhadores em situação análoga a de escravidão no Brasil. As fiscalizações foram realizadas feitas em áreas urbanas e rurais do país. No Piauí, houve quatro ações fiscais no decorrer do ano.

O ranking nacional foi elaborado pela Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae). Os dados só foram coletados por meio de parcerias do MTE com o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

As atividades em que houve o maior número de trabalhadores identificados, em nível nacional, foram construção civil (437), agricultura (344), pecuária (228), extração vegetal (201) e carvão (138).

Publicidade

Diante do número alarmante, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou que o governo vai continuar atuando para coibir essa prática. “Estamos sendo mais eficientes no combate a esta prática. Sem que o combate ocorresse não teríamos esses números para oferecer”, afirmou.

Em razão do dia nacional de combate ao trabalho escravo, órgãos públicos e da sociedade civil realizam atos e eventos durante esta semana. As atividades buscam chamar atenção e mobilizar a sociedade por avanços na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.

As ações fiscais em que mais ocorreram a identificação de trabalhadores em condição análoga à de escravo foram:

POSIÇÃO                      ESTADO            MUNICÍPIO             ATIVIDADE                       QUANTIDADE

1º                               RJ                      Macaé               Construção Civil                           118

Publicidade

2º                               ES                 Sooretama            Colheita de café                             86

3º                                PI                        Picos          Coleta da palha da carnaúba             61

4º                               AC                    Tarauacá     Criação de bovinos para corte             55

5º                              GO                     Mineiro     Preparação de fibras de algodão            52

5º                              PI                      Parnaíba          Coleta de palha da carnaúba            52

Publicidade

 

Fonte: MTE

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS