Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos inicia festividades de São João com entrega de UBS para a comunidade da Tabatinga

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, reinaugurou nesta segunda-feira (08) a Unidade Básica de Saúde Raimundo Nonato de Oliveira, localizada na Tabatinga, zona rural do município. O posto médico faz parte de um dos quatro ramais que são ligados à sede, em Tabuleiro dos Pio.

A Unidade Básica de Saúde conta com um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes de saúde. Na nova estrutura existem três salas, sendo uma delas destinada à equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Além do prefeito, Pe. Walmir Lima, e do secretário, Waldemar Santos Júnior, várias outras autoridades estiveram presentes na reinauguração da UBS, como secretários, coordenadores, vereadores e suplentes, e também empresários de Picos.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, afirma que esta é mais uma das muitas obras que serão entregues à população nos próximos dias e meses.

“Mais uma UBS sendo entregue. Desde a semana passada que estamos nesse ritmo de inaugurações na área da Saúde e temos programadas mais três. São obras sonhadas pelo povo e por isso é preciso irmos às comunidades, nos alegrarmos e presenteá-las com algo tão sonhado. E essas inaugurações vão até o final do ano”, afirmou.

Publicidade

O secretário de Saúde, Dr. Júnior, celebrou, mais uma vez, a entrega de mais um posto de saúde para a população da zona rural. Segundo ele, o que existia ali estava longe de ser considerado um local para atendimento de saúde.

“É uma felicidade para a gente, como gestor, ver uma unidade como essa nas condições em que se encontra. Há 90 dias, mais ou menos vim visitar a comunidade e vi o quão acabado era o posto, comido por cupins, janela não existia, porta não existia. Tudo estava quebrado, sem higiene. E para uma comunidade grande como essa não deveria ser assim. Ficamos, então, angustiados por não vermos a coisa funcionando. Posto hoje está totalmente reconstruído, organizado, climatizado… e isso nos deixa felizes”, celebrou.

O médico da localidade, Ricardo Sá, destacou alguns pontos do que era o ponto de saúde antes e como ele se encontra atualmente.

“A realidade da reforma agora é outra. Na sala do médico tem climatização, as portas agora fecham – antigamente ficava uma coisa improvisada, fechando porta com flanela. Hoje, funcionando tudo direitinho, o paciente vai ter mais privacidade, ter uma maior aproximação com o médico. Isso estimula no médico o prazer em trabalhar. Um benefício que veio para a população, mas que atingiu a nós, profissionais. Podemos ver a parte sanitária com tudo funcionando”, detalhou ele.

Enfermeira há dois anos na sede Tabuleiro dos Pio, que compreende também os pontos de atenção da Tabatinga, Angical e Altos, Samara de Andrade disse estar presenciando uma nova fase de vitória para a comunidade.

Publicidade

“As comunidades Altos, Tabatinga e Angical fazem parte da sede em Tabuleiro dos Pio. Por ser uma região grande, cada comunidade dessas recebeu um ponto de atenção da saúde. Aqui na Tabatinga a situação era muito precária. Chegar aqui e ver essa nova estrutura nos faz comemorar, pois o ganho foi para a comunidade e para nós, enquanto profissionais que atuamos aqui dentro do posto. Somente aqui na Tabatinga são 102 famílias, ou seja, cerca de 290 pessoas que farão uso desse serviço de qualidade numa área tão delicada, que é a saúde”, observou ela.

O morador da localidade, Antônio de Dora, relatou como importante a obra para toda a comunidade, que já estava merecendo algo melhor. “Nasci e me criei aqui. Essa obra é muito importante. Costumo dizer que isso aqui [a UBS], antigamente, era um chiqueiro de bode. Quando a gente vinha se consultar, achava ruim. Era muito desconfortável. Se a gente que mora aqui achava ruim, imagine o médico que vem de fora para atender… Não tinha ventilador, nem garrafa de água. Estou feliz. Nós merecemos isso, é um direito nosso”, disse.

Após a solenidade de entrega da UBS, os convidados e moradores da região participaram de um coquetel regado a muito forró pé-de-serra.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS