Connect with us

GERAL

Produtos da Páscoa estão 25% mais caros do que no ano passado

Publicado

em

Os produtos típicos da Páscoa já estão 25% mais caros do que no ano passado. A conta é da Fundação Getúlio Vargas, que pesquisou dez itens mais procurados nessa época. A batata (63,49%) e a cebola (30,44%) são os que mais subiram nos últimos 12 meses.

“O campo sofreu um pouco com secas e problemas de plantio, então essa parte de feira livre, que envolve batata, cebola e outros itens usados no preparo da ceia ficaram mais caras, então a feira livre está muito mais cara do que no ano passado”, fala o economista da Ibre/FGV, André Braz.

É tradição e muita gente segue: no almoço da Sexta-Feira Santa não pode faltar peixe e quanto mais fresco, melhor o pescado. Só que o peixe já subiu 16% desde a Páscoa passada.

O peixe está mais caro porque os custos de produção aumentaram, como o frete, a mão-de-obra e a energia. O jeito é se antecipar.

“À medida que a Páscoa se aproxima, o consumidor tem a necessidade de se abastecer. Então ali a promoção fica mais escassa. O comerciante fica com uma motivação menor de te oferecer peixes mais baixos”, orienta o economista.

Publicidade

Já o vinho, que também sofre a influência do dólar, subiu quase 15,84%. “O próximo vinho que vier, vem preço novo. E automaticamente será taxado como preço novo. Esse é o problema. Felizmente temos um bom estoque e com isso a gente vai levando”, fala o empresário Aníbal Patrício.

E a guloseima que dez entre dez crianças esperam ganhar na Páscoa também ficou mais salgada: os bombons e chocolates subiram 9,32%.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS