Connect with us

GERAL

Programa Estadual visa conter queimadas e proteger o Meio Ambiente no MA

Publicado

em

O estado do Maranhão está enfrentando uma preocupante escalada de incêndios florestais e queimadas, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de ocorrências. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, nos primeiros sete meses deste ano, 476 incêndios foram combatidos em diversas regiões do estado.

No entanto, especialistas alertam que esse número pode ser ainda maior, visto que novos focos de incêndio surgem a todo momento.

Como resposta a essa crise ambiental, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou a 4ª etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas.

A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Imperatriz e teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e mobilizar os jovens para disseminar informações entre familiares e vizinhos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, enfatizou que a ação humana tem sido a principal causa dos incêndios e chamou a atenção para a importância de envolver os jovens nesse esforço de conscientização. Chagas ressaltou que a colaboração de todos é essencial para reverter essa situação preocupante.

Publicidade

Na ocasião, representantes da Equatorial, empresa de energia, doaram equipamentos de combate para as brigadas de combate a incêndios. Além disso, estiveram presentes o Corpo de Bombeiros e o Dr. João Menezes, que representou Vagtônio Brandão, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (Agemsul).

Uma medida importante para combater as ocorrências de incêndios e queimadas é o Decreto n° 38.403, emitido pelo Governo do Estado e válido até 30 de novembro. Esse decreto proíbe o uso de fogo para limpeza de áreas agrícolas e outras atividades semelhantes. Especialmente os produtores agrícolas, que muitas vezes recorrem ao uso de queimadas para preparar suas terras para o plantio, são afetados por essa medida.

Diante da gravidade da situação, o Maranhão está implementando uma série de ações para controlar as queimadas e incêndios florestais, desde campanhas de conscientização até medidas restritivas. A colaboração de todos os setores da sociedade é fundamental para preservar o patrimônio ambiental do estado e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Fonte: O Imparcial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS