Connect with us

GERAL

Secretária de Assistência Social de Jaicós participa do seminário “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”

Publicado

em

Representando a cidade de Jaicós, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Karoline Meneses, participou entre os dias 26 e 28 de novembro do Seminário Nacional “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, realizado em Brasília, Distrito Federal.

Na oportunidade, Jaicós e mais 333 municípios brasileiros foram certificados como comprometidos em levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população, recebendo o selo “Município Amigo da Pessoa Idosa”.

Para aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, os municípios precisam assumir uma série de compromissos. Organizado em plano que contém cinco fases, o acordo inclui termos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores; o desenvolvimento de plano de ação; a discussão de projeto de lei com a população; além da aprovação da proposta pelas câmaras de vereadores, com a sanção do texto pelos prefeitos e a execução do plano aprovado. A iniciativa prevê ainda avaliação periódica do andamento dos trabalhos.

A iniciativa interministerial e interinstitucional “Brasil Amigo da Pessoa Idosa” une esforços setoriais e especializados para propor a comunidades e cidades a realização de ações que promovam o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população idosa. Os municípios participantes da Estratégia receberão reconhecimento público por meio de “Selos” em formato de estrelas, que serão agregados a um certificado de acrílico. As estrelas são entregues ao município gradativamente, conforme cumpram os requisitos estabelecidos na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

A proposta central é proporcionar oportunidades para que comunidades e municípios implementem ações de desenvolvimento humano e de promoção do envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades inerentes à vida social e implicadas no avanço natural da idade, uma vez que tais vulnerabilidades oferecem riscos ao futuro das pessoas, em uma sociedade pouco habituada a uma extensão da vida muito maior do que jamais foi antes, em toda a história da humanidade.

Publicidade

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo MDS em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS