Connect with us

GERAL

Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana promove curso de capacitação para agentes de trânsito em Picos

Publicado

em

Com intuito de prestar melhores serviços à população picoense e também aos visitantes que diariamente chegam ao maior polo comercial da região centro-sul piauiense, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana em parceria com a Prefeitura de Picos, promove curso de formação e reciclagem para os agentes de trânsito. O curso teve início na última segunda-feira, 08, no SEST/SENAT  em Picos e prossegue até o final do ano.

De acordo com o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo, são 200h/aula de curso e tem por finalidade capacitar agentes e reciclar os que estão na ativa aprovados desde o último concurso realizado pela prefeitura.

“Vamos promover o aperfeiçoamento e reciclagem para que os nossos agentes prestem o melhor serviço à nossa população” afirmou Edilberto Cirilo.

Ao todo são 24 agentes municipais que estão participando do curso juntamente com inspetores e supervisores.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, o secretário foi indagado no que diz respeito às modificações em algumas ruas de Picos que tornaram-se vias de mão única. A exemplo da rua São Francisco e de outras vias públicas, o secretário afirmou que a mudança tem como objetivo desafogar o trânsito, uma vez que há ruas em que os motoristas estacionam dos dois lados e provocam engarrafamento.

Publicidade

“A rua São Francisco era mão única e volta a ser mão dupla e será proibido estacionar dos dois lados em todo o decorrer dela. A rua Marcos Parente hoje é sentido duplo e tem engarrafamento direto, e, em breve terá sentido único, ou seja, o tráfego será do estádio com sentido a prefeitura. Outra rua que passará por mudança até meados de 2019 é a rua São Sebastião que vai ter mão única” pontuou Edilberto Cirilo.

As mudanças são de acordo com estudos realizados pela empresa de engenharia de tráfego para que as vias públicas sejam modificadas no sentido de evitar a obstrução do trânsito, uma vez que Picos é um polo comercial que abrange diversas dimensões sociais como saúde, educação, comércio, serviços bancários e possui população flutuante de aproximadamente 300 mil pessoas.

“Pela primeira vez o trânsito de Picos faz um estudo de viabilidade desse trânsito. Nós contratamos uma empresa de engenharia de tráfego e fizemos um estudo pra saber o que tinha que mudar realmente, e, aonde ia mudar. Tudo que estamos fazendo agora é em cima do estudo feito pela empresa de engenharia de tráfego” explicou.

“A cidade de Picos comporta diariamente em torno de 55.500 (Cinquenta e cinco mil e quinhentos veículos) fora a população flutuante correspondente a cerca de 70 municípios do Piauí e até de outros estados como Ceará e Pernambuco” disse.

“Temos que fazer estudo pensando também no futuro e não apenas no hoje. Temos que pensar Picos daqui há uns 20 ou 30 anos e é necessário fazermos um prognóstico” acrescentou

Publicidade

Segundo Edilberto, o acesso ao Hospital Regional Justino Luz, passará por mudanças. Nesse sentido os condutores de veículos ao saírem da rotatória terão que fazer o percurso pelo colégio Marcos Parente.

Outro ponto destacado é o tráfego nas imediações da praça Antenor Neiva. Ainda de acordo com Edilberto, o mesmo afirmou que serão proibidos estacionamentos nas imediações da praça e os condutores que trafegam no sentido Teresina, terão acesso pela marginal direita da BR-316.

“Vamos abrir ali em frente ao Supermercado Dular onde caminhões ficam estacionados, vamos asfaltar pra que se possa passar direto e pegar a pista lateral e seguir” destacou.

Além das mudanças no sentido de mão dupla nas ruas, a Secretaria visando melhores condições de tráfego, licitou mil placas de sinalização vertical e três mil metros de pinturas para sinalização horizontal assim como também será ampliado o sistema de monitoramento eletrônico do tráfego de toda a zona azul. Serão instaladas doze câmeras com inteligente capaz de detectar veículos com qualquer tipo de restrição e também serve dar mais segurança à população.

Monitoramento da avenida Getúlio Vargas, no centro de Picos.

“Esse sistema, monitora e identifica qualquer veículo com restrição. As câmeras abrangem toda a zona azul da cidade e também identifica caso o veículo esteja cadastrado no sistema nacional quando tem qualquer tipo de restrição como placa clonada, roubo”

Publicidade

“Com esse projeto as pessoas podem andar na rua com mais segurança. O Poder Público tem que se preocupar com isso. A nossa finalidade é segurança” concluiu o secretário Edilberto Cirilo.

A zona azul compreende as ruas São José, Santo Antônio, av. Getúlio Vargas, rua Coelho Rodrigues, praça Félix Pacheco, praça Josino Ferreira, rua Cel. Francico Santos, av. Nossa Senhora de Fártima até a Med Center, da praça João de Deus na rua Mosenhor Hipólito até as proximidades das pizzarias e rua Marcos Parente até o estádio municipal.

A Secretaria de Transporte Trânsito e Mobilidade Urbana dispõe do serviço de ouvidoria para que as pessoas possam entra em contato através do telefone: (89) 99451037

“Nós criamos a equipe da educação no trânsito para preparar o cidadão. Estamos dentro das escolas ministrando palestras, disponibilizando os profissionais para ir até as empresas. Quem quiser, é só solicitar que nós vamos até lá, ministrar cursos”

“Nós entendemos que o objetivo não é multar. Estamos na rua para organizar o trânsito. Estamos nas escolas, nas empresas e onde precisar para orientar e formar o cidadão pra conviver cada vez melhor na sociedade” destacou os secretário Edilberto Cirilo.

Publicidade

 

.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS