Connect with us

GERAL

Secretário de Saúde de Picos explica como funcionará o Plano Municipal de Imunização

Publicado

em

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou sobre a nova etapa de vacinação no município. Segundo ele, a imunização será dividida em três partes, onde 50% das doses serão destinadas para pessoas de 18 a 59 anos, em idade decrescente, 30% para a continuidade do Plano Nacional de Imunização (PNI) e 20% para as categorias que o município eleger.

“Atendendo à solicitação de várias secretarias municipais de Saúde, Ministério da Saúde e SESAPI, chegaram ao consenso e a partir de agora todas as remessas de vacinas que chegarem a Picos, 50% delas, serão destinadas para o público em geral de 18 a 59 anos, em idade decrescente, tínhamos parados os idosos em 60 anos e agora vamos retomar com o público em geral. Outros 30% das vacinas que chegarem em Picos serão dados a continuidade do PNI, nos grupos que ainda faltamos concluir e, a grande novidade é que 20% dessas doses chegadas ao município, serão destinadas com autonomia dos gestores municipais, então, nós da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, assim como outras secretarias municipais terão autonomia de fazer seu Plano Municipal de Imunização independente do Governo do Estado e Federal”, informou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

Aldo Gil destacou que espera anunciar o Plano Municipal de Imunização na segunda-feira, 14 de junho.  “Amanhã, sexta-feira, 11, queremos apresentar o Plano Municipal para o Conselho Municipal de Saúde, para que no máximo, na próxima segunda-feira (14), está sendo divulgando essa programação referente aos 20% que a SMS de Picos irá administrar”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde de Picos, algumas categorias já procuraram a Saúde de Picos. Ele ainda destacou que a decisão de dar autonomia para os municípios foi uma escolha certa.

“Nós temos várias sugestões, algumas classes que já tínhamos essa demanda muito grande, muitos pedidos até dos próprios vereadores, mas, ouviremos a todas as pessoas que estão ligadas diretamente com o povo e estão por dentro da vacina. Essa decisão do Ministério da Saúde e da SESAPI foi acertada, nos dando essa autonomia, pois cada município tem suas peculiaridades”, frisou.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS